By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Sergipe Em DebateSergipe Em DebateSergipe Em Debate
  • Home
  • Notícias
  • Sergipe
  • Brasil
  • Mundo
  • Economia
  • Política
  • Colunas
Reading: Dia da Dignidade Menstrual alerta sobre importância da proteção à saúde
Compartilhar
Font ResizerAa
Font ResizerAa
Sergipe Em DebateSergipe Em Debate
  • Home
  • Notícias
  • Sergipe
  • Brasil
  • Mundo
  • Economia
  • Política
  • Colunas
  • Home
  • Notícias
  • Sergipe
  • Brasil
  • Mundo
  • Economia
  • Política
  • Colunas
Siga-nos
Home » Blog » Dia da Dignidade Menstrual alerta sobre importância da proteção à saúde
Sergipe

Dia da Dignidade Menstrual alerta sobre importância da proteção à saúde

Redação SeD
Última atualização: 28 de maio de 2024 05:47
Redação SeD
Compartilhar
Compartilhar

 

O Dia da Dignidade Menstrual é celebrado anualmente em 28 de maio desde 2014. Em Sergipe, a data ganhou força após a aprovação da Lei nº 8888/2021,  na Assembleia Legislativa (ALESE) , de autoria da então deputada Goretti Reis (PSD).  O objetivo é promover a atenção integral à saúde da mulher e aos cuidados básicos decorrentes da menstruação (descamação mensal das paredes internas do útero quando não há fecundação); combater a desinformação e o preconceito sobre a chamada pobreza menstrual, consequência da falta de conhecimento, insumos ou infraestrutura necessários para vivenciar de modo digno.

Apesar de a menstruação ser uma condição biológica natural e saudável, ainda há milhões de pessoas que não têm acesso a itens básicos de higiene menstrual. Para se ter uma ideia, mulheres de baixa renda, a exemplo das que estão em situação de rua, cumprindo medidas socioeducativas em meio fechado ou em regime carcerário, acabam em virtude da falta de absorventes, usando papel higiênico, jornal, panos e roupas e até mesmo miolo de pão durante o período da menstruação.

O Dia da Dignidade Menstrual serve como uma reflexão quanto à importância de se investir em políticas públicas que facilitem o acesso aos insumos adequados para o manejo menstrual, conhecimento sobre o funcionamento do corpo e infraestrutura de água e saneamento, além de espaços que garantam privacidade, segurança e higiene.

O texto da lei informa que a data deve ser  inserida no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Sergipe e com isso, cabe ao Poder Executivo, promover ações para informar a população sobre o processo menstrual, natural do organismo das mulheres. As ações devem ser voltadas para a proteção da saúde da mulher e para os cuidados básicos decorrentes do período menstrual; além de diminuir a precariedade das mulheres em situação de vulnerabilidade econômica.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, “mais de 37 mil mulheres receberam absorventes gratuitos em Sergipe. Com um repasse total de R$ 736,4 mil e o apoio de 103 farmácias, foram distribuídos mais de 1,4 milhão de absorventes, proporcionando dignidade e cuidado a quem mais precisa. Desde o início da distribuição, em 17 de janeiro de 2024, o Programa Dignidade Menstrual já beneficiou mais de 1 milhão de mulheres, meninas e outras pessoas que menstruam em 3,5 mil municípios”.

A primeira data para reflexão sobre a dignidade menstrual foi criada em 2014, na Alemanha, que estabeleceu o 28 de maio como Dia Internacional da Higiene Menstrual, quando a Organização Não Governamental (ONG) Wash United, intensificou a quebra do tabu em relação às ações educativas.

Foto: Jerônimo Gonzalez/Divulgação Ministério da Saúde

Por Aldaci de Souza

You Might Also Like

Taça do Campeonato Sergipano 2026 chega ao Shopping Jardins para visitação gratuita
Fábio Mitidieri confirma o retorno do IronMan 70.3 a Sergipe em 2025
SMTT discute sobre faixa exclusiva com os vereadores, taxistas e transportadores escolares do município de Aracaju
PM/SE prende suspeito por tentativa de estupro e agressão contra a própria mãe no Bairro Santa Maria
Estância: Inscrições para 6ª Edição do Show de Talentos estão abertas
TAGSsergipe
Compartilhe esta notícia
Facebook Whatsapp Whatsapp Copy Link Print
Notícia anterior Governo de Sergipe e PMA decretam ponto facultativo nesta sexta-feira
Próxima Notícia Negros morrem quatro vezes mais de disparo de arma de fogo que brancos

Mais lidas

A cada 100 mortos pela polícia em 2022, 65 eram negros, mostra estudo
Destaques
Mundo vive turbulência econômica que vai piorar, diz ministro
Brasil
Início de ano: saiba como preparar o orçamento para as contas
Sergipe
Justiça Federal define a data de Júri Popular dos ex-PRFs acusados de envolvimento na morte de Genivaldo Santos em Umbaúba
Sergipe
- Anúncio-
Ad image
- Anúncio-

Você também pode gostar

Sergipe

Foragido por homicídios em Sergipe e Alagoas morre em confronto

2 Min Leitura
Sergipe

Festa do Candeeiro em Canindé com shows de Limão com Mel, Alcymar Monteiro e mais

1 Min Leitura
Sergipe

OPERAÇÃO CAMINHOS SEGUROS: PM DE SERGIPE ATUA EM 32 OCORRÊNCIAS ENVOLVENDO MENORES COMO VÍTIMAS

2 Min Leitura
Sergipe

44 projetos científicos são selecionados pelo Governo do Estado para serem desenvolvidos em escolas públicas

5 Min Leitura
Anterior Próximo

Em Debate – programa apresentado pelo jornalista Messias Carvalho. Entrevistas, análises e debates sobre os principais temas da atualidade.

Acesso Rápido

  • Home
  • Geral
  • Sergipe
  • Brasil
  • Mundo
  • Economia
  • Política

Fale com a Redação

  • (79) 98131-6272
  • messias@sergipeemdebate.com.br
© Copyright 2025. Todos os Direitos Reservados - Feito com ❤ por R2 Sites
imunify-bot-check