By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Sergipe Em DebateSergipe Em DebateSergipe Em Debate
  • Home
  • Notícias
  • Sergipe
  • Brasil
  • Mundo
  • Economia
  • Política
  • Colunas
Reading: 44 projetos científicos são selecionados pelo Governo do Estado para serem desenvolvidos em escolas públicas
Compartilhar
Font ResizerAa
Font ResizerAa
Sergipe Em DebateSergipe Em Debate
  • Home
  • Notícias
  • Sergipe
  • Brasil
  • Mundo
  • Economia
  • Política
  • Colunas
  • Home
  • Notícias
  • Sergipe
  • Brasil
  • Mundo
  • Economia
  • Política
  • Colunas
Siga-nos
Home » Blog » 44 projetos científicos são selecionados pelo Governo do Estado para serem desenvolvidos em escolas públicas
Sergipe

44 projetos científicos são selecionados pelo Governo do Estado para serem desenvolvidos em escolas públicas

Redação SeD
Última atualização: 1 de abril de 2021 01:36
Redação SeD
Compartilhar
Compartilhar

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec), selecionou 44 projetos científicos a serem desenvolvidos nas escolas da Rede Pública Estadual de Educação em 2021. As iniciativas foram contempladas por meio do edital n°3/2020, referente ao Programa de Projetos Científicos e Tecnológicos na Rede de Educação Estadual com bolsas remuneradas para professores e estudantes.
Os recursos disponibilizados neste primeiro edital totalizam um montante de R$ 220 mil reais, oriundos do Governo do Estado, por meio da Seduc, e serão distribuídos em auxílios, no valor de R$ 1.000,00 (mil reais) por proposta aprovada, com o objetivo de auxiliar o desenvolvimento e despesas administrativas do projeto, que terá duração máxima de até 12 meses. Além disso, serão oferecidas uma bolsa de Iniciação Científica Júnior da Seduc (IC Jr/Seduc), por projeto aprovado, no valor de R$ 100,00/mês pelo período de até 12 meses.
De acordo com o professor José Ricardo de Santana, superintendente executivo da Seduc, os resultados dessa parceria já podem ser percebidos por meio do desempenho de estudantes sergipanos em feiras e eventos científicos, nos envolvimentos de professores com projetos e participação de editais. “A Seduc tem o propósito de atuar como suporte e reconhece o importante trabalho já existente, desenvolvido pelos docentes da rede, antes mesmo do início dessas ações por parte da rede”, disse.
Os temas apresentados pelas escolas promovem assuntos diversos, como os títulos “Celebrando-me: Descolonizando saberes no Colégio Estadual Sílvio Romero”; “Quantificando o desperdício de alimentos para conscientizar e reaproveitar os restos de alimentos na horta escolar”; “Quando o saber científico passa pelas mãos”; “MusiTec: uma proposta de ensino de produção e difusão audiovisual caseira para músicos”; “Arqueológicos como Ferramenta Pedagógica no Ensino de História e Geografia” e outros.
Para Ronaldo Guimarães, presidente interino da Fapitec, a parceria entre a Seduc e a Fundação no lançamento dessas chamadas é de grande importância para o estado de Sergipe, pois através das pesquisas selecionadas é possível estimular, cada vez mais, os jovens a desenvolverem a ciência, além de proporcionar a melhoria da Rede de Ensino Público no Estado. “A Fapitec parabeniza a Seduc pela ação e como agência fomentadora de Ciência, Tecnologia e Inovação se coloca a disposição para sempre somar em ações como esta”, pontuou.
Um desses projetos será coordenado pelo professor Danilo Oliveira Santos e desenvolvido com os bolsistas Ana Beatriz Barreto, Diogo Santos Lisboa e Iasmin dos Santos Góis, do Centro de Excelência Abdias Bezerra, localizado no município de Ribeirópolis. Intitulado “Produção de bioplástico para aplicação na agricultura”, o estudo se debruça em investigar e refletir sobre atividades e atitudes desfavoráveis ao meio ambiente, bem como buscar soluções através da produção de materiais com propriedades específicas para a agricultura.
“O plástico é um material muito utilizado pela nossa sociedade. Há uma busca na comunidade científica por materiais que sejam biodegradáveis, que poluem menos o meio ambiente. E nessa pesquisa, a gente pretende trabalhar com a produção de um bioplástico, ou seja, um plástico produzido a partir de resíduos da agricultura”, explicou o professor Danilo.
Na empreitada, os jovens estudantes já estão em fase de pesquisa para identificar no município onde residem qual ou quais resíduos da agricultura são descartados na região que podem ser utilizados para a produção do bioplástico. “Nós vamos utilizar cascas de alimentos. Aquele material que era um resíduo, que seria descartado pela comunidade, nós vamos utilizar para a produção desse bioplástico. Com todos os parâmetros definidos de síntese desse bioplástico, nós vamos tentar produzir alguns materiais, como tubetes, que são recipientes para mudas de plantas. Ao invés de utilizar aqueles sacos de plástico pretos, vamos usar um bioplástico que não vai contaminar o solo”, concluiu o professor.
Fonte: Governo do estado

You Might Also Like

AMO abrirá campanha Outubro Rosa 2025 com apresentações musicais
ICMS recolhido em SE totalizou cerca de R$ 429 milhões em junho
Governo de Sergipe lança edital para implantação de dois memoriais regionais por meio do Programa Viva-SE
Jorginho Araújo elenca realização de obras pelo Governo de Sergipe
Corpo de Bombeiros orienta população sobre períodos com maior risco de acidentes envolvendo abelhas e formas de prevenção
TAGSescolasescolas públicasprojetossergipesocial
Compartilhe esta notícia
Facebook Whatsapp Whatsapp Copy Link Print
Notícia anterior IPVA com desconto de 10% será encerrado na quarta, 31
Próxima Notícia Governo prorroga toque de recolher em Sergipe

Mais lidas

A cada 100 mortos pela polícia em 2022, 65 eram negros, mostra estudo
Destaques
Mundo vive turbulência econômica que vai piorar, diz ministro
Brasil
Início de ano: saiba como preparar o orçamento para as contas
Sergipe
Justiça Federal define a data de Júri Popular dos ex-PRFs acusados de envolvimento na morte de Genivaldo Santos em Umbaúba
Sergipe
- Anúncio-
Ad image
- Anúncio-

Você também pode gostar

Sergipe

Paróquia de Estância completa hoje 192 anos de fundação

8 Min Leitura
Sergipe

IFS abre edital para professor ensino básico, técnico e tecnológico

2 Min Leitura
Sergipe

Polícia Penal realiza operação para evitar rebelião no Compajaf

2 Min Leitura
Sergipe

PROJETO “CULTURA EM TODA PARTE” ENCANTA O PÚBLICO EM ESTÂNCIA COM MÚSICA E TRADIÇÕES POPULARES

6 Min Leitura
Anterior Próximo

Em Debate – programa apresentado pelo jornalista Messias Carvalho. Entrevistas, análises e debates sobre os principais temas da atualidade.

Acesso Rápido

  • Home
  • Geral
  • Sergipe
  • Brasil
  • Mundo
  • Economia
  • Política

Fale com a Redação

  • (79) 98131-6272
  • messias@sergipeemdebate.com.br
© Copyright 2025. Todos os Direitos Reservados - Feito com ❤ por R2 Sites
imunify-bot-check