By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Sergipe Em DebateSergipe Em DebateSergipe Em Debate
  • Home
  • Notícias
  • Sergipe
  • Brasil
  • Mundo
  • Economia
  • Política
  • Colunas
Reading: Alese institui Semana Estadual de Conscientização sobre os Males do Uso Excessivo de Telas
Compartilhar
Font ResizerAa
Font ResizerAa
Sergipe Em DebateSergipe Em Debate
  • Home
  • Notícias
  • Sergipe
  • Brasil
  • Mundo
  • Economia
  • Política
  • Colunas
  • Home
  • Notícias
  • Sergipe
  • Brasil
  • Mundo
  • Economia
  • Política
  • Colunas
Siga-nos
Home » Blog » Alese institui Semana Estadual de Conscientização sobre os Males do Uso Excessivo de Telas
Sergipe

Alese institui Semana Estadual de Conscientização sobre os Males do Uso Excessivo de Telas

Redação SeD
Última atualização: 3 de novembro de 2025 18:08
Redação SeD
Compartilhar
Compartilhar

Os deputados da Assembleia Legislativa do Estado Sergipe (Alese) aprovaram e o Governo do Estado sancionou a Lei nº 9.271/2023, que institui a ‘Semana Estadual de Conscientização e Prevenção sobre os Males Causados pelo Uso Intenso de Celulares, Tablets e Computadores por Bebês, Crianças e Adolescentes’. A ação será realizada anualmente, na primeira semana do mês de novembro, e passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado de Sergipe.

A iniciativa do ex-deputado Doutor Samuel visa alertar pais, educadores, profissionais de saúde e a sociedade em geral sobre os riscos do uso excessivo de dispositivos eletrônicos para o desenvolvimento físico, mental e social de crianças e adolescentes. Durante a semana, poderão ser promovidas palestras, reuniões educativas, ações nas redes públicas de ensino e saúde, campanhas em rádio e televisão e distribuição de materiais informativos, entre outras atividades de caráter preventivo e educativo.

Guia do Ministério da Saúde

O Governo Federal lançou, em março deste ano,  a cartilha ‘Crianças, Adolescentes e Telas: Guia sobre Uso de Dispositivos Digitais’. O documento tem como objetivo fornecer ferramentas às famílias e educadores para promover uso seguro, equilibrado e saudável das ferramentas digitais, com proteção aos direitos da infância e prevenção de riscos à saúde física e mental.

Desenvolvido em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e diversas instituições do Governo brasileiro, sociedade civil e especialistas, o guia foi construído com base nos relatos de crianças e adolescentes e instrumentos para a vigilância do desenvolvimento infantil como a Caderneta da Criança. Nele, são apontados dados apresentados pela literatura científica que evidenciam diversos riscos à saúde, como atrasos no desenvolvimento da fala e cognitivo; sedentarismo e obesidade; problemas de visão, como miopia e fadiga visual; sintomas depressivos, dificuldades de sono e transtornos alimentares. Além disso, o guia destaca o aumento da vulnerabilidade a riscos online, como cyberbullying e desinformação.

O uso inadequado das tecnologias também está relacionado a sintomas de ansiedade, depressão, agressividade e comportamentos impulsivos. Adolescentes, em particular, são mais suscetíveis a conteúdos perigosos, como desafios que incentivam a autolesão, devido ao estágio de desenvolvimento cerebral que aumenta a busca por riscos e a sensibilidade à pressão dos pares.

Recomendações

O Guia também orienta sobre o tempo de uso de dispositivos digitais e sugere que a exposição seja progressiva conforme a criança ou adolescente ganhe mais autonomia. O documento diz que é preciso garantir que crianças com menos de dois anos não sejam expostas às telas, entre dois e cinco anos, o tempo de tela fique limitado a uma hora por dia, preferencialmente com a presença de adultos, de seis a dez anos, recomenda-se duas horas por dia e para a faixa etária entre 11 e 17 anos, a recomendação é até três horas diárias. O guia também orienta que crianças não possuam aparelhos celulares próprios antes dos 12 anos.

Foto: Governo Federal

You Might Also Like

Operação Double Choque: Ação conjunta desarticula dois grupos criminosos que traficavam drogas em Lagarto
Rede pública estadual de ensino inicia as matrículas para o ano letivo de 2026 com ampliação de vagas e escolas em tempo integral, em Sergipe
Polícia Civil prende em flagrante homem que se passava por policial civil em Monte Alegre de Sergipe
Romaria de Senhor dos Passos será de 14 a 16 de março em São Cristóvão
PF incinera mais de 8 toneladas de drogas em Sergipe
Compartilhe esta notícia
Facebook Whatsapp Whatsapp Copy Link Print
Notícia anterior Jeferson Andrade acompanha inaugurações de obras no Alto Sertão sergipano
Próxima Notícia Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 41 milhões

Mais lidas

A cada 100 mortos pela polícia em 2022, 65 eram negros, mostra estudo
Destaques
Mundo vive turbulência econômica que vai piorar, diz ministro
Brasil
Início de ano: saiba como preparar o orçamento para as contas
Sergipe
Justiça Federal define a data de Júri Popular dos ex-PRFs acusados de envolvimento na morte de Genivaldo Santos em Umbaúba
Sergipe
- Anúncio-
Ad image
- Anúncio-

Você também pode gostar

Sergipe

Deso realiza ação de reflorestamento nas margens do rio Piauitinga, em Estância

4 Min Leitura
Sergipe

Homem é preso suspeito de participar da morte de dono de Lava Jato

2 Min Leitura
Sergipe

Vendas de combustíveis em Sergipe diminuíram 10,0% no mês de junho

2 Min Leitura
Sergipe

Aracaju divulga serviços e programação da Campanha do Outubro Rosa

5 Min Leitura
Anterior Próximo

Em Debate – programa apresentado pelo jornalista Messias Carvalho. Entrevistas, análises e debates sobre os principais temas da atualidade.

Acesso Rápido

  • Home
  • Geral
  • Sergipe
  • Brasil
  • Mundo
  • Economia
  • Política

Fale com a Redação

  • (79) 98131-6272
  • messias@sergipeemdebate.com.br
© Copyright 2025. Todos os Direitos Reservados - Feito com ❤ por R2 Sites
imunify-bot-check