By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Sergipe Em DebateSergipe Em DebateSergipe Em Debate
  • Home
  • Notícias
  • Sergipe
  • Brasil
  • Mundo
  • Economia
  • Política
  • Colunas
Reading: Comerciantes e ambulantes comemoram vendas na Vila do Forró
Compartilhar
Font ResizerAa
Font ResizerAa
Sergipe Em DebateSergipe Em Debate
  • Home
  • Notícias
  • Sergipe
  • Brasil
  • Mundo
  • Economia
  • Política
  • Colunas
  • Home
  • Notícias
  • Sergipe
  • Brasil
  • Mundo
  • Economia
  • Política
  • Colunas
Siga-nos
Home » Blog » Comerciantes e ambulantes comemoram vendas na Vila do Forró
Destaques

Comerciantes e ambulantes comemoram vendas na Vila do Forró

Redação SeD
Última atualização: 21 de junho de 2026 07:40
Redação SeD
Compartilhar
Compartilhar

Com a Vila do Forró em pleno funcionamento na Orla da Atalaia desde o dia 29 de maio, comerciantes e ambulantes que atuam no local já comemoram o resultado das vendas e a oportunidade de reforçar o orçamento durante o ciclo junino. Promovida pelo Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), a Vila é um dos ambientes de maior movimentação da economia criativa no estado, gerando trabalho direto e indireto para quem vive do comércio de rua, do artesanato e da gastronomia.

Ao longo de junho e julho, o espaço cenográfico montado na Orla da Atalaia recebe sergipanos e turistas em uma programação contínua, que movimenta pequenos negócios, amplia o consumo em lanchonetes, barracas e pontos de economia solidária e fortalece a atuação de trabalhadores que dependem da circulação de público para organizar contas, investir no próprio negócio e reforçar o orçamento familiar. Os empreendedores foram selecionados por meio de editais específicos, com rotatividade ao longo dos 60 dias para ampliar o número de contemplados.

Pipoqueira há 30 anos na Orla da Atalaia, Lucileide Helena da Silva acompanha a Vila do Forró desde a primeira edição e afirma que a programação ampliou as oportunidades de renda para quem trabalha como ambulante. “Eu trabalho todo ano, em todas as vilas, em todos os eventos. O Governo nunca deixou os ambulantes para trás. A gente percebe que não escolhe grande nem pequeno, quem vende muito ou pouco. Aqui todos entram, trabalham e têm sua renda para viver bem. Por meio dessa renda consegui muita coisa: ajeitar minha casa, comprar outra casa no interior, ter um conforto bom, viajar, passear, dar conforto aos meus netos e ajudar meus filhos quando precisam. Ter um dinheirinho guardado é muito importante, e com a Vila eu consigo isso. É maravilhoso”, afirmou.

Ambulante há 25 anos, Rosineide Nascimento trabalha com churros há dois anos e participa da terceira edição da Vila do Forró. Ela também já atuou em outras programações promovidas pelo Governo de Sergipe, como a Vila do Natal, a Vila da Páscoa e a Vila da Criança, e afirma que o período traz um reforço importante ao orçamento familiar. “É muito gratificante, porque é uma renda boa que a gente conquista. Esse evento que o governo proporciona para a gente é maravilhoso. Tenho duas filhas e consigo dar a elas o que precisam por meio dessas vilas. Muita gente comenta que cada vila é um décimo terceiro, e é sim. As expectativas estão sendo alcançadas, estou feliz”, destacou.

A paraibana Cícera Adriana trabalha como ambulante há cinco anos e vende algodão-doce, pirulito, pipoca e outros produtos em diferentes pontos de Aracaju. Na Vila do Forró, ela atua desde a primeira edição e destaca a diferença no faturamento durante o período junino. “Todos os anos, desde o primeiro, estou em todas as vilas. É um lucro que, para mim, passa de 100%. No meu dia normal, trabalhando uma semana nos Laguinhos, atrás do Oceanário, às vezes não consigo faturar o que ganho em um dia aqui. Eu sou muito feliz, muito grata pela oportunidade que o Governo vem dando. Sou paraibana, mas moro aqui no estado e sou muito feliz por isso. É uma fonte de renda maravilhosa, está tudo lindo e bem organizado”, contou.

Na área dedicada à economia solidária, Valdeci Santa Conceição soma 37 anos de trabalho no período junino na Orla. Fora do ciclo junino, ela atua no Mosqueiro e na Orla Pôr do Sol, mas afirma que a concentração de público na Vila faz diferença nas vendas e no planejamento financeiro. “Nesse período do São João, as vendas melhoram para a gente. É muito bom trabalhar, ainda mais com esses 60 dias. Com a renda, consigo pagar minhas compras, mercadorias, dívidas, água e luz. Serve para tudo, até para comprar alguma coisa a mais que a gente merece ter, e com a Vila tudo isso é possível”, disse.

Ambulante há mais de 25 anos nas praias de Aracaju, Orlando Martins vende chapéus e óculos e, nos últimos dois anos, passou a atuar também na Vila do Forró. Para ele, o movimento turístico e a programação junina ajudam a compensar períodos de menor venda ao longo do ano. “Quando chegamos nessa época de festa junina, nos ajuda bastante porque a gente encontra turistas, as pessoas vêm à festa. Então a gente vende bem mais. Esse evento tem ajudado não só a mim, mas a muitas pessoas, muitos vendedores. Essa renda contribui para pagar minhas despesas e dívidas que tinha acumulado. Esse dinheiro vai servir para pagar aluguel e a parcela do carro. É muito proveitoso”, explicou.

Maior São João à beira-mar do país

O Arraiá do Povo e a Vila do Forró são uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), Banese Card e Ministério da Cultura, por intermédio da Lei Rouanet, com patrocínio da Eneva, Maratá, Celi, Rede Primavera, Iguá Sergipe, Deso, Pisolar, GBarbosa e Banco do Nordeste, com apoio da Energisa, Netiz, Sergas, Telequipe e Shopping Jardins.

You Might Also Like

Gonet limita pagamento de penduricalhos no MP após decisão do STF
Queda da própria altura segue como causa frequente de atendimentos no Huse
Comitê Técnico-Científico suspende toque de recolher e amplia capacidade em eventos
Trump indica diálogo com vice e descarta líder da oposição venezuelana
Senado já tem as assinaturas para a CPI investigar relações de ministros do STF com o Banco Maste
Compartilhe esta notícia
Facebook Whatsapp Whatsapp Copy Link Print
Notícia anterior ARRAIÁ DO POVO REÚNE SERGIPANOS E TURISTAS EM NOITE DE MISTURA DE RITMOS E GERAÇÕES NA ORLA DA ATALAIA
Próxima Notícia Forró Caju 2026: segunda noite traz variedade de estilos de forró para a Praça dos Mercados

Mais lidas

A cada 100 mortos pela polícia em 2022, 65 eram negros, mostra estudo
Destaques
Mundo vive turbulência econômica que vai piorar, diz ministro
Brasil
Início de ano: saiba como preparar o orçamento para as contas
Sergipe
Justiça Federal define a data de Júri Popular dos ex-PRFs acusados de envolvimento na morte de Genivaldo Santos em Umbaúba
Sergipe
- Anúncio-
Ad image
- Anúncio-

Você também pode gostar

Destaques

Saiba como melhorar a qualidade do sono

6 Min Leitura
Destaques

Inter faz 2 a 0 no Fluminense e se distancia do Z4 do Brasileirão

3 Min Leitura
Destaques

Anvisa mantém suspensão de fabricação e venda de produtos Ypê

4 Min Leitura
Destaques

Entenda as novas regras de financiamento imobiliário da Caixa

4 Min Leitura
Anterior Próximo

Em Debate – programa apresentado pelo jornalista Messias Carvalho. Entrevistas, análises e debates sobre os principais temas da atualidade.

Acesso Rápido

  • Home
  • Geral
  • Sergipe
  • Brasil
  • Mundo
  • Economia
  • Política

Fale com a Redação

  • (79) 98131-6272
  • messias@sergipeemdebate.com.br
© Copyright 2025. Todos os Direitos Reservados - Feito com ❤ por R2 Sites
imunify-bot-check