By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Sergipe Em DebateSergipe Em DebateSergipe Em Debate
  • Home
  • Notícias
  • Sergipe
  • Brasil
  • Mundo
  • Economia
  • Política
  • Colunas
Reading: Faltou ao 1º turno das eleições? Saiba como justificar!
Compartilhar
Font ResizerAa
Font ResizerAa
Sergipe Em DebateSergipe Em Debate
  • Home
  • Notícias
  • Sergipe
  • Brasil
  • Mundo
  • Economia
  • Política
  • Colunas
  • Home
  • Notícias
  • Sergipe
  • Brasil
  • Mundo
  • Economia
  • Política
  • Colunas
Siga-nos
Home » Blog » Faltou ao 1º turno das eleições? Saiba como justificar!
Sergipe

Faltou ao 1º turno das eleições? Saiba como justificar!

Redação SeD
Última atualização: 10 de outubro de 2024 04:57
Redação SeD
Compartilhar
Compartilhar

Eleitores que não puderam comparecer às urnas no 1º turno das eleições municipais de 2024 e não justificaram a ausência no dia da votação ainda têm a possibilidade de regularizar a situação. É possível solicitar a justificativa pelo aplicativo e-Título ou pelo sistema Justifica. O prazo para apresentar a justificativa termina no dia 5 de dezembro de 2024 (60 dias após o 1º turno). Outra opção é entregar o Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição) em qualquer cartório eleitoral ou enviá-lo à zona eleitoral responsável pelo título. Vale lembrar que, nesses casos, é obrigatória a apresentação de documentos que comprovem o motivo da ausência.

O aplicativo e-Título foi lançado em 2017 e, desde então, vem se atualizando com constantes upgrades. Eleitores que eventualmente estejam com dificuldades com o App devem atualizá-lo. Permanecendo algum tipo de erro, basta desinstalar e reinstalar o App. Vale lembrar que, a exemplo do que ocorreu durante o 1º turno, não será possível atualizar nem baixar a ferramenta no domingo (27), data do 2º turno.

Considerando que somente na capital sergipana haverá 2º turno, os aracajuanos que não puderem comparecer deverão justificar a ausência para cada turno em separado. Importante destacar que a justificativa da ausência no dia da eleição só pode ser feita pela própria eleitora ou eleitor, sem possibilidade de terceiros realizarem o processo.

Expirado o prazo de 60 dias após cada turno, sem que o eleitor vote ou justifique sua ausência, será preciso pagar uma multa. O não pagamento da multa impede a emissão da certidão de quitação eleitoral e, se o eleitor faltar a três turnos consecutivos sem justificativa nem pagamento, o título poderá ser cancelado. Além disso, há uma série de impedimentos para quem não vota, não justifica e não quita a dívida eleitoral, como a impossibilidade de obter passaporte, fazer matrículas em instituições de ensino oficiais e tomar posse em cargos públicos.

A Ouvidoria do TRE-SE, durante o período eleitoral, funciona das 7h às 19h e está pronta para esclarecer todas as dúvidas dos cidadãos sergipanos. Os telefones de contato da Ouvidoria são: (79) 3209.8777 e (79) 99948.1969 – WhatsApp. Para outros canais de atendimento acesse a página da Ouvidoria.

Fonte TRE-SE

You Might Also Like

Polícia Civil apreende adolescente por ameaçar e tentar extorquir a própria mãe em Monte Alegre
Sergipe apresenta Política Estadual de Cannabis em assembleia do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, em Brasília
Governo do Estado reforça que onda de calor não chegará a Sergipe
MPSE e Procurador Regional Eleitoral se reúnem para alinhar Eleições
Sergipe é o 2º estado que mais avançou em gestão fiscal no Brasil
Compartilhe esta notícia
Facebook Whatsapp Whatsapp Copy Link Print
Notícia anterior SERVIDORES PÚBLICOS DE CANINDÉ DO SÃO FRANCISCO NÃO RECEBERAM SALÁRIOS DE SETEMBRO E FARÃO ASSEMBLEIA
Próxima Notícia Correios anunciam concurso para 3.511 vagas

Mais lidas

A cada 100 mortos pela polícia em 2022, 65 eram negros, mostra estudo
Destaques
Mundo vive turbulência econômica que vai piorar, diz ministro
Brasil
Início de ano: saiba como preparar o orçamento para as contas
Sergipe
Justiça Federal define a data de Júri Popular dos ex-PRFs acusados de envolvimento na morte de Genivaldo Santos em Umbaúba
Sergipe
- Anúncio-
Ad image
- Anúncio-

Você também pode gostar

Sergipe

Aedes aegypti: nove cidades em SE estão com alto índice de infestação

4 Min Leitura
Sergipe

CONECTA-SERGIPE RECEBE A APROVAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE EFETIVIDADE DO CONTRATO JUNTO AO BANCO MUNDIAL

4 Min Leitura
Sergipe

Prefeitura faz visita técnica em terreno em que será construída nova unidade de ensino na Piabeta

3 Min Leitura
Sergipe

Prefeitura de Aracaju decreta ponto facultativo no Carnaval

2 Min Leitura
Anterior Próximo

Em Debate – programa apresentado pelo jornalista Messias Carvalho. Entrevistas, análises e debates sobre os principais temas da atualidade.

Acesso Rápido

  • Home
  • Geral
  • Sergipe
  • Brasil
  • Mundo
  • Economia
  • Política

Fale com a Redação

  • (79) 98131-6272
  • messias@sergipeemdebate.com.br
© Copyright 2025. Todos os Direitos Reservados - Feito com ❤ por R2 Sites
imunify-bot-check