By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Sergipe Em DebateSergipe Em DebateSergipe Em Debate
  • Home
  • Notícias
  • Sergipe
  • Brasil
  • Mundo
  • Economia
  • Política
  • Colunas
Reading: Governo de Sergipe lança edital para implantação de dois memoriais regionais por meio do Programa Viva-SE
Compartilhar
Font ResizerAa
Font ResizerAa
Sergipe Em DebateSergipe Em Debate
  • Home
  • Notícias
  • Sergipe
  • Brasil
  • Mundo
  • Economia
  • Política
  • Colunas
  • Home
  • Notícias
  • Sergipe
  • Brasil
  • Mundo
  • Economia
  • Política
  • Colunas
Siga-nos
Home » Blog » Governo de Sergipe lança edital para implantação de dois memoriais regionais por meio do Programa Viva-SE
Sergipe

Governo de Sergipe lança edital para implantação de dois memoriais regionais por meio do Programa Viva-SE

Redação SeD
Última atualização: 27 de junho de 2026 06:45
Redação SeD
Compartilhar
Compartilhar

O Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap) e da Secretaria Especial da Cultura (Secult), publicou o Chamamento Público nº 001/2026 para seleção de uma Organização da Sociedade Civil (OSC) responsável pela implantação de dois memoriais regionais no estado. A iniciativa integra o Programa Integrado de Desenvolvimento Cultural e Turístico de Sergipe (Viva-SE) e representa mais um investimento voltado à valorização da memória, do patrimônio cultural e do fortalecimento do turismo cultural sergipano.

A seleção será realizada nos termos do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (Lei Federal nº 13.019/2014) e do Decreto Estadual nº 30.874/2017, por meio da celebração de Termo de Colaboração. O investimento estimado é de R$ 4.648.325,56, com recursos provenientes da Operação de Crédito BNDES/Tesouro Estadual. O prazo de execução será de seis meses, com conclusão prevista até 31 de dezembro de 2026.

A parceria contempla a execução completa dos projetos, incluindo pesquisa histórica, curadoria, elaboração dos planos museológicos, desenvolvimento dos projetos de arquitetura e expografia, comunicação visual, aquisição de equipamentos e mobiliário, adequação da infraestrutura física, implantação de exposições presenciais e plataformas digitais interativas, além de ações de educação patrimonial e acessibilidade universal.

O secretário especial da Cultura, Valadares Filho, destaca que o chamamento público representa mais um passo na política de fortalecimento da infraestrutura cultural de Sergipe. “A implantação desses memoriais reafirma o compromisso do Governo do Estado com a preservação da nossa história e da identidade cultural sergipana. Estamos investindo em equipamentos que irão proteger e difundir o legado de dois importantes nomes da nossa cultura, ao mesmo tempo em que fortalecem o turismo, a educação patrimonial e o desenvolvimento regional por meio do Programa Viva-SE”, afirma.

Os interessados em participar do chamamento público podem consultar o edital completo, juntamente com seus anexos e demais documentos do processo, clicando aqui para ser redirecinado para o portal oficial da Funcap.

O Programa Integrado de Desenvolvimento Cultural e Turístico de Sergipe (Viva-SE) é uma iniciativa do Governo de Sergipe voltada ao fortalecimento da cultura, da memória, da identidade sergipana e do turismo. Viabilizado por meio de operação de crédito junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o programa reúne investimentos superiores a R$ 195 milhões destinados à implantação, revitalização e modernização de equipamentos culturais e turísticos em diversas regiões do estado.

Coordenado pela Secretaria Especial da Cultura (Secult) e pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan), o Viva-SE é executado de forma integrada com diferentes órgãos estaduais, entre eles a Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), o Instituto Banese e outras instituições parceiras, conforme a natureza de cada projeto.

Memoriais

Os dois memoriais contemplados pelo chamamento público integram a primeira etapa do Programa Viva-SE e representam importantes investimentos na valorização da memória e da identidade cultural do estado.

O Memorial Arthur Bispo do Rosário, em Japaratuba, homenageará um dos maiores artistas brasileiros do século XX. O projeto já possui arquitetura e expografia concluídas, além da reforma do prédio executada pela Prefeitura. Com a publicação do edital, será iniciada a etapa de implantação museológica, incluindo curadoria, comunicação visual, plataformas digitais, mobiliário, equipamentos e ações de educação patrimonial.

Já o Memorial do Escritor Francisco Dantas, em Riachão dos Dantas, será dedicado à preservação e difusão da trajetória de um dos principais nomes da literatura sergipana. Assim como o memorial de Japaratuba, o equipamento já conta com projetos de arquitetura e expografia concluídos e reforma do prédio finalizada, entrando agora na fase de implantação do conteúdo museológico e da estrutura expositiva por meio do Termo de Colaboração que será celebrado com a Organização da Sociedade Civil selecionada.

You Might Also Like

Alese realizará Sessão Extraordinária na próxima segunda-feira, 26
LIRAa: seis bairros apresentam alto risco de infestação do Aedes
Vila do Natal Iluminado recebe famílias e turistas na noite de 25 de dezembro
TRE: confira a pesquisa de opinião sobre desinformação nas eleições
Governador participa da posse de Luís Alberto Meneses como novo conselheiro do TCE
Compartilhe esta notícia
Facebook Whatsapp Whatsapp Copy Link Print
Notícia anterior Última sexta-feira do Arraiá do Povo 2026 anima o público com forró, sertanejo e piseiro
Próxima Notícia Congo vence de virada e segue na Copa, assim como Colômbia e Portugal

Mais lidas

A cada 100 mortos pela polícia em 2022, 65 eram negros, mostra estudo
Destaques
Mundo vive turbulência econômica que vai piorar, diz ministro
Brasil
Início de ano: saiba como preparar o orçamento para as contas
Sergipe
Justiça Federal define a data de Júri Popular dos ex-PRFs acusados de envolvimento na morte de Genivaldo Santos em Umbaúba
Sergipe
- Anúncio-
Ad image
- Anúncio-

Você também pode gostar

Sergipe

Ocupação em julho está em 58% em Sergipe, aponta ABIH

1 Min Leitura
Sergipe

Vila do Forró movimenta economia criativa e encanta público

5 Min Leitura
Sergipe

Polícia Civil prende suposto marceneiro que aplicou golpes em mais de 30 pessoas em Aracaju

4 Min Leitura
Sergipe

Prefeito de Socorro anuncia concurso para professor da rede municipal

2 Min Leitura
Anterior Próximo

Em Debate – programa apresentado pelo jornalista Messias Carvalho. Entrevistas, análises e debates sobre os principais temas da atualidade.

Acesso Rápido

  • Home
  • Geral
  • Sergipe
  • Brasil
  • Mundo
  • Economia
  • Política

Fale com a Redação

  • (79) 98131-6272
  • messias@sergipeemdebate.com.br
© Copyright 2025. Todos os Direitos Reservados - Feito com ❤ por R2 Sites
imunify-bot-check