By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Sergipe Em DebateSergipe Em DebateSergipe Em Debate
  • Home
  • Notícias
  • Sergipe
  • Brasil
  • Mundo
  • Economia
  • Política
  • Colunas
Reading: Sergipe recebe mais de 7 mil doses da Pfizer e ampliará imunização nos municípios
Compartilhar
Font ResizerAa
Font ResizerAa
Sergipe Em DebateSergipe Em Debate
  • Home
  • Notícias
  • Sergipe
  • Brasil
  • Mundo
  • Economia
  • Política
  • Colunas
  • Home
  • Notícias
  • Sergipe
  • Brasil
  • Mundo
  • Economia
  • Política
  • Colunas
Siga-nos
Home » Blog » Sergipe recebe mais de 7 mil doses da Pfizer e ampliará imunização nos municípios
DestaquesSergipe

Sergipe recebe mais de 7 mil doses da Pfizer e ampliará imunização nos municípios

Redação SeD
Última atualização: 20 de maio de 2021 00:02
Redação SeD
Compartilhar
Compartilhar

O Estado de Sergipe recebeu mais uma remessa de vacinas da Pfizer. Foram 7.020 doses do imunizante. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) pactuou, durante reunião, na terça-feira (18), com o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde, a ampliação da vacinação nos 75 municípios sergipanos com a distribuição da vacina da Pfizer. A vacina será destinada para pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente.
Nas salas de vacinas que irão utilizar a Pfizer, as doses devem ser armazenadas em temperaturas entre 2°C e 8°C por, no máximo, quatro dias, período em que as vacinas precisam ser aplicadas, por isso, a logística de distribuição das vacinas da Pfizer será montada levando em consideração a estratégia de agilidade na aplicação do imunizante pelos municípios.
“Começamos a planejar a distribuição da Pfizer para os municípios sergipanos, além da capital, e isso envolve logística diferenciada”, disse Mércia Feitosa, secretária de Estado da Saúde.
O intervalo adotado no Brasil, entre a primeira e a segunda dose da vacina, é de 12 semanas. A secretária Mércia Feitosa enfatizou que é necessário celeridade no processo de imunização da população. “Sergipe tem que continuar avançando na vacinação contra Covid-19. Tenho pedido aos secretários dos 75 municípios que ampliem seus esforços, pois temos o objetivo de cumprir as metas estabelecidas pelo Plano Estadual de Imunização e em coerência com o quantitativo de doses disponibilizadas pelo Ministério da Saúde”, finalizou.
Fonte: Governo do Estado

————————————————————————————

Entenda quais comorbidades e deficiência que estão na primeira fase de vacinação em Sergipe
A primeira fase da vacinação contra a Covid-19 das pessoas com comorbidades e deficiência iniciou, em Sergipe, a aproximadamente 15 dias, seguindo as diretrizes do Plano Nacional de Imunização. Nesse sentido, a Secretária de Estado da Saúde destaca a importância da imunização deste grupo contra o vírus, tendo em vista que essa população pode estar mais vulnerável à letalidade da Covid-19.
A vacinação contempla comorbidades e deficiências, na faixa etária de 18 a 59 anos. Nesta primeira fase deste grupo prioritário estão sendo imunizados renais crônicos em terapia de substituição renal (diálise), gestantes e puérperas com comorbidades a partir dos 18 anos, pessoas com comorbidades e indivíduos com deficiência cadastrados no Benefício de Prestação Continuada (BPC).
A SES vem orientando os municípios a mapear essa população no território para maior agilidade na imunização, sendo assim, cada município é responsável por fazer esse levantamento. Já a distribuição das vacinas é realizada pela SES, após o recebimento do Ministério da Saúde.
Os grupos prioritários para vacinação são as pessoas com idade entre 18 a 59 anos, que possuam uma ou mais das comorbidades listadas a seguir: diabetes; pneumopatias crônicas graves; hipertensão arterial resistente, estágios três, dois e um com lesão em órgão-alvo; insuficiência cardíaca; cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndromes coronarianas; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatias congênitas de adultos; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; doença cerebrovascular; doença renal crônica; imunossuprimidos (transplantados, pessoas convivendo com o HIV e indivíduos com neoplasia hematológica, entre outros), anemia falciforme, obesidade mórbida e cirrose hepática.
Também neste grupo prioritário estão os indivíduos com deficiência permanente, que apresentem limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas; grande dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo; grande dificuldade ou incapacidade de enxergar mesmo com uso de óculos; e com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar e outras.
De acordo com a Nota técnica da SES, para efeito de vacinação contra a Covid-19, as comorbidades consideradas prioritárias devem ser comprovadas com relatório médico atualizado, de até seis meses, que descreva com clareza qual ou quais comorbidades o indivíduo possui. A vacinação está ocorrendo de forma gradual, à medida que as doses forem entregues pelo Ministério da Saúde.
“As pessoas que já fazem o acompanhamento, tem que ter relatório com a comorbidade. O principal documento é o relatório do serviço de saúde, um relatório médico para aqueles que são acompanhados pelo serviço privado ou um relatório da unidade de saúde do SUS. Algumas pessoas que têm comorbidade já fazem o acompanhamento rotineiro, então, tanto o médico como a enfermagem e os prontuários médicos já indicam a presença dessa comorbidade, por agilidade esse documento já pode ser utilizado pela equipe de saúde para fazer essa vacinação”, finaliza.
Clique e confira a nota técnica e a descrição das comorbidades e grupos
https://todoscontraocorona.net.br/wp-content/uploads/2021/04/NOTA_COMORBIDADES.pdf
Fonte: Governo do Estado

You Might Also Like

Partidos têm prazo para comunicar renúncia ao Fundo Eleitoral
Saúde realiza caminhada em conscientização à doação de órgãos e tecidos
Receita cancela automaticamente CNPJs de campanha das Eleições
Pescadores beneficiados pelo Seguro-Defeso recebem 6º lote nesta terça
Governandor Fábio Mitidieri apresenta projetos prioritários de Sergipe à bancada federal em Brasília
TAGScoronavíruscoviddosesimunizantepfizersergipevacina
Compartilhe esta notícia
Facebook Whatsapp Whatsapp Copy Link Print
Notícia anterior Equipamentos de alta tecnologia chegam ao Laboratório do Centro Estadual Profissionalizante Professora Neuzice Barreto
Próxima Notícia Campanha de vacinação contra covid-19 chega a mais 4.355 pessoas, em Aracaju

Mais lidas

A cada 100 mortos pela polícia em 2022, 65 eram negros, mostra estudo
Destaques
Mundo vive turbulência econômica que vai piorar, diz ministro
Brasil
Início de ano: saiba como preparar o orçamento para as contas
Sergipe
Justiça Federal define a data de Júri Popular dos ex-PRFs acusados de envolvimento na morte de Genivaldo Santos em Umbaúba
Sergipe
- Anúncio-
Ad image
- Anúncio-

Você também pode gostar

Sergipe

Operação Eleições 2022: Segurança divulga balanço das ocorrências

2 Min Leitura
Sergipe

UFS integra projeto nacional que mapeia as raízes históricas da desigualdade social no Brasil

3 Min Leitura
Sergipe

Procon divulga pesquisa de preços dos itens da cesta básica

4 Min Leitura
Destaques

Em 2024, alertas chegaram a toda a população em 42,9% do RS

3 Min Leitura
Anterior Próximo

Em Debate – programa apresentado pelo jornalista Messias Carvalho. Entrevistas, análises e debates sobre os principais temas da atualidade.

Acesso Rápido

  • Home
  • Geral
  • Sergipe
  • Brasil
  • Mundo
  • Economia
  • Política

Fale com a Redação

  • (79) 98131-6272
  • messias@sergipeemdebate.com.br
© Copyright 2025. Todos os Direitos Reservados - Feito com ❤ por R2 Sites
imunify-bot-check