By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Sergipe Em DebateSergipe Em DebateSergipe Em Debate
  • Home
  • Notícias
  • Sergipe
  • Brasil
  • Mundo
  • Economia
  • Política
  • Colunas
Reading: PREFEITURA FIRMA TAC COM A DEFENSORIA PÚBLICA PARA INDENIZAR FAMÍLIAS DO LOTEAMENTO ÂNGELA CATARINA
Compartilhar
Font ResizerAa
Font ResizerAa
Sergipe Em DebateSergipe Em Debate
  • Home
  • Notícias
  • Sergipe
  • Brasil
  • Mundo
  • Economia
  • Política
  • Colunas
  • Home
  • Notícias
  • Sergipe
  • Brasil
  • Mundo
  • Economia
  • Política
  • Colunas
Siga-nos
Home » Blog » PREFEITURA FIRMA TAC COM A DEFENSORIA PÚBLICA PARA INDENIZAR FAMÍLIAS DO LOTEAMENTO ÂNGELA CATARINA
Sergipe

PREFEITURA FIRMA TAC COM A DEFENSORIA PÚBLICA PARA INDENIZAR FAMÍLIAS DO LOTEAMENTO ÂNGELA CATARINA

Redação SeD
Última atualização: 12 de setembro de 2025 19:09
Redação SeD
Compartilhar
Compartilhar

A prefeita Emília Corrêa assinou nesta sexta-feira (12), junto ao defensor público Alfredo Carlos Nikolaus, do Núcleo de Articulação da Defensoria com os Movimentos de Bairros, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que beneficiará os moradores do Loteamento Ângela Catarina, no bairro Jardim Centenário.

O acordo é fruto de uma articulação entre a Prefeitura de Aracaju e a Defensoria Pública do Estado, com o objetivo de reparar danos causados em residências da comunidade pela obra da Avenida Perimetral Oeste, iniciada e executada pela gestão anterior.

Reuniões, escutas e análises técnicas conduzidas pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), com apoio da Defensoria Pública, resultaram em uma solução consensual, construída em diálogo direto com os moradores e demais órgãos envolvidos.

Na ocasião, a prefeita Emília Corrêa destacou que o amparo à comunidade atingida foi tratado como prioridade a partir da identificação da demanda. Por isso, o acordo representa um marco importante na gestão pública municipal, ao trazer uma resolução célere e reforçar a responsabilidade social.

“A gente quer encurtar caminhos, a gente tem feito escutas, a gente tem ouvido, a gente tem resolvido em tempo recorde. Essa comunidade está aí há muitos anos aguardando uma resposta, e veio com a prefeita Emília, que tem essa consciência, esse coração de defesa pública. Somente quando um prefeito não quer, ele judicializa, essa prefeita quer. Boa vontade política é a solução para quase tudo”, afirmou.

Ainda segundo a prefeita, a administração acompanhará o cumprimento de cada etapa do que foi pactuado no TAC. “O município vai estar acompanhando o passo a passo para que em nenhuma etapa haja demora ou um entrevero. A gente vai estar acompanhando. Se acontecer alguma coisa, a gente vai destravando, mas a gente acredita que não vai acontecer”, disse ela.

Pelo termo, o Município de Aracaju se compromete a indenizar cada uma das 32 famílias requerentes, por meio dos representantes do núcleo familiar, com a quantia total de R$ 10 mil, parcelada em 10 vezes, no valor de R$ 1 mil cada parcela.

O defensor Alfredo Carlos Nikolaus destacou o caráter inédito da iniciativa, ressaltando a abordagem moderna que reconheceu um caminho diferente para a resolução da demanda, além do Judiciário.

“Nós estamos aqui tratando de 32 famílias, aproximadamente de 150 a 160 pessoas envolvidas que estavam sofrendo por um problema já há mais de três anos, e foi uma forma consensual em que o município de Aracaju se comprometeu a indenizar cada família. Isso é uma grande posição de vanguarda, porque há vários anos nós atuamos no núcleo especializado, mas muitas questões eram decididas por via judicial e, pela primeira vez, de forma extrajudicial, ou seja, de uma forma mais célere, visando a pacificação social dessas famílias”, afirmou.

Para Maria José Martins, liderança comunitária do Loteamento Ângela Catarina, o TAC trouxe um sentimento de resolução para as famílias afetadas.“A Prefeitura deu essa segurança pra gente, por isso que a gente ficou mais calmo, porque a gente, no momento, ficou desesperado, sem saber o que fazer, mas ela deu essa garantia e nós estamos todos sossegados, porque antes a gente não tinha sossego”, relatou.

Já segundo a defensora Mariana Belchior, também membro do Núcleo de Articulação da Defensoria com os Movimentos de Bairros, a celebração do acordo não implica a assunção de culpa pelo Município dos danos causados, mas garante uma conclusão mais rápida do procedimento.

“Foi necessário só a conversa, a mediação, e o Município estava sempre disposto a conversar e resolver de forma pacífica. A gente sempre conversou com os moradores que estávamos dispostos a fazer o que eles desejassem, mas que a resolução consensual seria melhor para eles, tendo em vista que seria muito mais célere”, disse ela.

Foto Ronald Almeida/Secom PMA

You Might Also Like

Polícia Civil de SE participa da Operação Mão de Ferro 2, contra crimes cibernéticos, deflagrada pela PC de MT e MJSP
Juros mais baixos estimulam uso do crédito e aumentam endividamento
Saúde alerta e conscientiza sobre violência contra a pessoa idosa
Prefeitura de Canindé cancela Réveillon 2022 atendendo recomendação do MP
A partir de sábado, a SMS garante vacinação em 2 shoppings em Aracaju
Compartilhe esta notícia
Facebook Whatsapp Whatsapp Copy Link Print
Notícia anterior GOVERNO DE SERGIPE SANCIONA LEI QUE GARANTE ABONO DO FUNDEF PARA MAIS DE 18 MIL PROFESSORES DA REDE ESTADUAL
Próxima Notícia Mega-Sena: prêmio deste sábado está estimado em R$ 3,5 milhões

Mais lidas

A cada 100 mortos pela polícia em 2022, 65 eram negros, mostra estudo
Destaques
Mundo vive turbulência econômica que vai piorar, diz ministro
Brasil
Início de ano: saiba como preparar o orçamento para as contas
Sergipe
Justiça Federal define a data de Júri Popular dos ex-PRFs acusados de envolvimento na morte de Genivaldo Santos em Umbaúba
Sergipe
- Anúncio-
Ad image
- Anúncio-

Você também pode gostar

Sergipe

1ª edição do “Sergipe é aqui” em 2026 será em Pacatuba, nesta sexta

4 Min Leitura
Sergipe

Operação do Procon Sergipe mira produtos mais vendidos no Dia dos Namorados; Fiscalização segue até quinta, para evitar práticas abusivas

3 Min Leitura
Sergipe

Fraude no INSS: 2 pessoas são presas e 5 mandados de busca e apreensão são cumpridos em Sergipe

1 Min Leitura
Sergipe

Em busca de cursos de qualificação para os socorrenses, Prefeitura de Socorro procura a Universidade Federal de Sergipe (UFS)

2 Min Leitura
Anterior Próximo

Em Debate – programa apresentado pelo jornalista Messias Carvalho. Entrevistas, análises e debates sobre os principais temas da atualidade.

Acesso Rápido

  • Home
  • Geral
  • Sergipe
  • Brasil
  • Mundo
  • Economia
  • Política

Fale com a Redação

  • (79) 98131-6272
  • messias@sergipeemdebate.com.br
© Copyright 2025. Todos os Direitos Reservados - Feito com ❤ por R2 Sites
imunify-bot-check