By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Sergipe Em DebateSergipe Em DebateSergipe Em Debate
  • Home
  • Notícias
  • Sergipe
  • Brasil
  • Mundo
  • Economia
  • Política
  • Colunas
Reading: PRIMEIRO PACIENTE TRANSPLANTADO RENAL DO HOSPITAL DE CIRURGIA RECEBEU ALTA HOSPITALAR NESTA SEGUNDA-FEIRA
Compartilhar
Font ResizerAa
Font ResizerAa
Sergipe Em DebateSergipe Em Debate
  • Home
  • Notícias
  • Sergipe
  • Brasil
  • Mundo
  • Economia
  • Política
  • Colunas
  • Home
  • Notícias
  • Sergipe
  • Brasil
  • Mundo
  • Economia
  • Política
  • Colunas
Siga-nos
Home » Blog » PRIMEIRO PACIENTE TRANSPLANTADO RENAL DO HOSPITAL DE CIRURGIA RECEBEU ALTA HOSPITALAR NESTA SEGUNDA-FEIRA
Sergipe

PRIMEIRO PACIENTE TRANSPLANTADO RENAL DO HOSPITAL DE CIRURGIA RECEBEU ALTA HOSPITALAR NESTA SEGUNDA-FEIRA

Redação SeD
Última atualização: 13 de janeiro de 2026 09:29
Redação SeD
Compartilhar
Compartilhar

O primeiro paciente submetido a um transplante renal no Hospital de Cirurgia (HC) recebeu alta hospitalar na manhã desta segunda-feira (12), após seis dias de internamento.

O procedimento, realizado na noite do dia 6 de janeiro, foi bem-sucedido e o lavrador Josenaldo Oliveira Freitas, 25 anos, de Nossa Senhora da Glória, apresenta excelente evolução clínica, iniciando agora uma nova fase de vida longe da rotina da hemodiálise.

Para marcar esse momento histórico, o Cirurgia entregou a Josenaldo um certificado simbólico, destacando o transplante renal como um importante passo de cuidado, esperança e recomeço, além de reconhecer a solidariedade da família doadora do órgão que, mesmo em um momento de dor, escolheu permitir que a vida continuasse.

Fé e agradecimento

Após a alta, o paciente seguiu até a capela do hospital, onde fez uma oração pela recuperação de sua saúde, agradeceu mais uma vez a equipe de transplante renal do HC e afirmou que, a partir de agora, começa “uma nova vida”. “É ter uma nova chance de viver novamente. Digo direto a Deus que não ir para a máquina três vezes por semana já está bom”, comentou.

O momento foi acompanhado pela interventora judicial do Cirurgia, a enfermeira Márcia Guimarães, pelo diretor técnico da unidade, Dr. Rilton Morais, e por profissionais que atuaram diretamente em todo o processo do transplante.

Mais transplantes

Para Márcia Guimarães, a alta do primeiro transplantado renal simboliza a retomada de uma vocação histórica do Cirurgia e a consolidação de um novo serviço estratégico no ano do centenário da instituição.

“O transplante já fez parte da nossa história. O HC já realizou transplantes cardíacos, sendo pioneiro no Norte e Nordeste do Brasil, na década de 1980. Mas, por diferentes fatores, esse procedimento de coração foi interrompido. Contudo, hoje, com o hospital em pleno funcionamento, estrutura adequada e equipes qualificadas, colocamos em prática, pela primeira vez, o transplante renal no Cirurgia, no ano em que completa 100 anos. É algo muito simbólico e especial para nossa instituição”, relatou.

De acordo com a interventora, o Cirurgia reúne todas as condições necessárias para dar continuidade ao serviço. “Josenaldo é o primeiro de muitos transplantados. Estamos prontos para avançar com novos transplantes renais, ampliando o acesso dos sergipanos a esse tipo de cuidado de alta complexidade, em parceria com o Governo de Sergipe e a Secretaria Estadual da Saúde”, destacou.

Ambulatório de Transplante Renal

Após a alta hospitalar, Josenaldo Oliveira seguirá em acompanhamento no Ambulatório de Transplante Renal do Cirurgia. Em funcionamento desde outubro de 2025, no Ambulatório do hospital, o serviço é responsável pela avaliação pré-transplante, acompanhamento clínico e seguimento pós-operatório dos pacientes candidatos e aqueles que já passaram pelo transplante.

Assessoria de Comunicação – Hospital de Cirurgia

You Might Also Like

Saúde de Aracaju amplia vacinação contra HPV e inclui faixa dos 15 aos 19 anos
Sergipe registra 177 casos de Covid-19 e mais quatro óbitos que estavam em investigação
Desemprego em SE cai de 12,7% para 12,1% no terceiro trimestre de 2022
Prefeitura de Canindé de São Francisco prepara realização de Concurso Público
Gás natural canalizado oferece economia, segurança e valoriza condomínios residenciais
Compartilhe esta notícia
Facebook Whatsapp Whatsapp Copy Link Print
Notícia anterior Brasil movimentou quase US$ 3 bi em comércio com Irã em 2025
Próxima Notícia Governo realizará 65ª edição do ‘Sergipe é aqui’ em São Miguel do Aleixo na sexta-feira

Mais lidas

A cada 100 mortos pela polícia em 2022, 65 eram negros, mostra estudo
Destaques
Mundo vive turbulência econômica que vai piorar, diz ministro
Brasil
Início de ano: saiba como preparar o orçamento para as contas
Sergipe
Justiça Federal define a data de Júri Popular dos ex-PRFs acusados de envolvimento na morte de Genivaldo Santos em Umbaúba
Sergipe
- Anúncio-
Ad image
- Anúncio-

Você também pode gostar

Sergipe

Ocupação em julho está em 58% em Sergipe, aponta ABIH

1 Min Leitura
Sergipe

Semana de conscientização sobre Atrofia Muscular Espinhal acontece em agosto

1 Min Leitura
Sergipe

Sergipe sedia campeonato internacional de Ginástica Aeróbica

2 Min Leitura
Sergipe

Semed Aracaju participa de reunião do Pacto pela Educação no TCE/SE

3 Min Leitura
Anterior Próximo

Em Debate – programa apresentado pelo jornalista Messias Carvalho. Entrevistas, análises e debates sobre os principais temas da atualidade.

Acesso Rápido

  • Home
  • Geral
  • Sergipe
  • Brasil
  • Mundo
  • Economia
  • Política

Fale com a Redação

  • (79) 98131-6272
  • messias@sergipeemdebate.com.br
© Copyright 2025. Todos os Direitos Reservados - Feito com ❤ por R2 Sites
imunify-bot-check