By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Sergipe Em DebateSergipe Em DebateSergipe Em Debate
  • Home
  • Notícias
  • Sergipe
  • Brasil
  • Mundo
  • Economia
  • Política
  • Colunas
Reading: Governo do Estado participa de entrega de trecho da BR-101 e autorização de novas obras para Sergipe
Compartilhar
Font ResizerAa
Font ResizerAa
Sergipe Em DebateSergipe Em Debate
  • Home
  • Notícias
  • Sergipe
  • Brasil
  • Mundo
  • Economia
  • Política
  • Colunas
  • Home
  • Notícias
  • Sergipe
  • Brasil
  • Mundo
  • Economia
  • Política
  • Colunas
Siga-nos
Home » Blog » Governo do Estado participa de entrega de trecho da BR-101 e autorização de novas obras para Sergipe
Destaques

Governo do Estado participa de entrega de trecho da BR-101 e autorização de novas obras para Sergipe

Redação SeD
Última atualização: 9 de abril de 2026 19:15
Redação SeD
Compartilhar
Compartilhar

O vice-governador Zezinho Sobral participou, nesta quinta-feira, 9, ao lado do ministro dos Transportes, George Santoro, da entrega de um novo trecho duplicado da BR-101, em Sergipe, e da assinatura de ordens de serviço para novas obras rodoviárias no estado. A agenda foi realizada no município de Maruim.

A BR-101 é considerada um dos principais corredores logísticos do país e exerce papel estratégico em Sergipe, conectando o estado a outras regiões do Nordeste e viabilizando o escoamento da produção agrícola, industrial e turística.

Ao destacar a importância da obra para o estado, Zezinho Sobral enfatizou o impacto direto da intervenção na mobilidade e no desenvolvimento econômico regional. “A entrega deste trecho duplicado significa mais desenvolvimento para o nosso estado, para o nosso turismo e economia. Nós aguardávamos há muito tempo essa obra, porque aqui era onde tínhamos um dos maiores engarrafamento na BR-101, prejudicando o fluxo de veículos e o escoamento da produção. Agora, com a entrega deste trecho e dos demais que devem ser entregues até dezembro, a BR-101 vai poder acompanhar o novo momento de crescimento econômico de Sergipe”, pontuou Sobral.

Durante o evento, foi oficialmente entregue um segmento de 8 quilômetros duplicados da BR-101/SE, entre Maruim e o povoado Pedra Branca, em Laranjeiras. A obra amplia a capacidade de tráfego e reforça a segurança viária em um dos trechos mais movimentados da rodovia, que registra fluxo superior a 20 mil veículos por dia.

Para o ministro George Santoro, a entrega faz parte de um esforço mais amplo de retomada dos investimentos federais por todo Brasil. “Sergipe chegou, em 2021, a ter o pior nível da malha rodoviária federal, mas, com a retomada dos aportes a partir de 2023, hoje o estado tem um nível excelente, com 80% da malha em bom estado”, informou.

O ministro também destacou que a meta do Governo Federal é avançar na duplicação da rodovia, com a expectativa de entrega do trecho duplicado até Alagoas até o fim do ano. “As intervenções vão contribuir diretamente para a redução de acidentes e melhoria do fluxo, com a implantação de passarelas e novas estruturas ao longo da via”, detalhou George Santoro.

Segundo o prefeito de Maruim, Gilberto Maynart,  a entrega traz benefícios diretos para a população local e para quem visita Sergipe. “É uma obra muito significativa, o nosso povo já espera essa duplicação há muito tempo. A entrega é importante para segurança e redução do tempo de deslocamento para quem utiliza a via diariamente”.

Novos investimentos

Além da entrega, o ministro e o vice-governador participaram da assinatura das ordens de serviço para novos investimentos na malha rodoviária federal em Sergipe. Entre as intervenções previstas estão a duplicação de aproximadamente 50 quilômetros da BR-101/SE Sul, no trecho entre Estância e a divisa com a Bahia, e a revitalização da BR-349/SE, ligando os municípios de Malhada dos Bois e Neópolis.

As obras na BR-101/SE Sul incluem a construção de uma nova pista em concreto, recuperação da via existente, ampliação de pontes e implantação de viadutos e passarelas. Também estão previstos contornos rodoviários para retirar o tráfego pesado das áreas urbanas de Estância, Umbaúba e Cristinápolis.

O prefeito em exercício de Estância, Cristóvão Freire, reforçou o volume de investimentos e o conjunto de obras em andamento, destacando que a retomada dos projetos estruturantes no estado tem permitido avanços significativos na infraestrutura e na economia regional. “É uma obra que a gente já esperava há muito tempo e o nosso presidente Lula está realizando. Isso demonstra a parceria do Governo do Estado com o Governo Federal para o crescimento do nosso sul e centro-sul do estado, que são regiões produtivas, com um centro industrial importantíssimo”.

Já o prefeito de Neópolis, Allysson Tojal, chamou atenção para a revitalização da BR-349, no trecho entre Malhada dos Bois e Neópolis, enfatizando que a iniciativa também atende a uma demanda antiga da região. “É um sonho para a nossa região, toda aquela área vai ser revitalizada e se ligar à ponte Neópolis-Penedo, uma belíssima obra do governo Lula, que tem participação de Renan Filho e também do nosso governador Fábio Mitidieri. A gente cobrou muito isso e, hoje, se torna realidade”, contou o gestor do município ribeirinho.

Foto: Reinaldo Moura

You Might Also Like

Número de trabalhadores com mais de 50 anos dobra no país
Vitória derrota Bahia e ganha fôlego na luta contra o rebaixamento
PF diz ao STF que Zambelli não efetivou ações de coação contra a Corte
Peixes têm quantidade limitada para captura em 2024
Conheça projeto que regula redes sociais para crianças e adolescentes
Compartilhe esta notícia
Facebook Whatsapp Whatsapp Copy Link Print
Notícia anterior Congresso vota em 30 de abril veto de Lula a PL da Dosimetria
Próxima Notícia PREFEITURA DE ARACAJU ENTREGA MAIS DE 300 TÍTULOS DE PROPRIEDADE A MORADORES DO LOTEAMENTO PANTANAL

Mais lidas

A cada 100 mortos pela polícia em 2022, 65 eram negros, mostra estudo
Destaques
Mundo vive turbulência econômica que vai piorar, diz ministro
Brasil
Início de ano: saiba como preparar o orçamento para as contas
Sergipe
Justiça Federal define a data de Júri Popular dos ex-PRFs acusados de envolvimento na morte de Genivaldo Santos em Umbaúba
Sergipe
- Anúncio-
Ad image
- Anúncio-

Você também pode gostar

Destaques

Alckmin diz esperar queda dos juros na próxima reunião do Copom

2 Min Leitura
Destaques

Receita libera consulta ao maior lote de restituição da história

4 Min Leitura
Destaques

Governador Fábio Mitidieri acompanha entrega da Rodovia Carlos Pinna de Assis em São Cristóvão

7 Min Leitura
Destaques

Projeto pode reposicionar país no mercado de lúpulo

5 Min Leitura
Anterior Próximo

Em Debate – programa apresentado pelo jornalista Messias Carvalho. Entrevistas, análises e debates sobre os principais temas da atualidade.

Acesso Rápido

  • Home
  • Geral
  • Sergipe
  • Brasil
  • Mundo
  • Economia
  • Política

Fale com a Redação

  • (79) 98131-6272
  • messias@sergipeemdebate.com.br
© Copyright 2025. Todos os Direitos Reservados - Feito com ❤ por R2 Sites