By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Sergipe Em DebateSergipe Em DebateSergipe Em Debate
  • Home
  • Notícias
  • Sergipe
  • Brasil
  • Mundo
  • Economia
  • Política
  • Colunas
Reading: PREFEITURA DE ARACAJU ENTREGA MAIS DE 300 TÍTULOS DE PROPRIEDADE A MORADORES DO LOTEAMENTO PANTANAL
Compartilhar
Font ResizerAa
Font ResizerAa
Sergipe Em DebateSergipe Em Debate
  • Home
  • Notícias
  • Sergipe
  • Brasil
  • Mundo
  • Economia
  • Política
  • Colunas
  • Home
  • Notícias
  • Sergipe
  • Brasil
  • Mundo
  • Economia
  • Política
  • Colunas
Siga-nos
Home » Blog » PREFEITURA DE ARACAJU ENTREGA MAIS DE 300 TÍTULOS DE PROPRIEDADE A MORADORES DO LOTEAMENTO PANTANAL
Sergipe

PREFEITURA DE ARACAJU ENTREGA MAIS DE 300 TÍTULOS DE PROPRIEDADE A MORADORES DO LOTEAMENTO PANTANAL

Redação SeD
Última atualização: 9 de abril de 2026 19:16
Redação SeD
Compartilhar
Compartilhar

A Prefeitura de Aracaju realizou a entrega de 315 títulos de propriedade a moradores do loteamento Pantanal, no bairro Inácio Barbosa. A ação faz parte do programa Escritura na Mão, vinculado ao Programa Municipal de Regularização Fundiária Urbana (Reurb), e representa um avanço significativo nas políticas habitacionais do município.

 

A iniciativa transforma a realidade de famílias que aguardavam há anos pela formalização de seus imóveis. Com a titularidade registrada em cartório, os moradores passam a ter mais segurança jurídica, dignidade habitacional e acesso a direitos básicos, consolidando o direito à moradia e promovendo inclusão social.

 

Lançado em dezembro de 2025, o programa prevê beneficiar, ao todo, 6.802 famílias em diversos bairros da capital. A execução é coordenada pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seminfra) e envolve um trabalho integrado que inclui levantamento social, análise jurídica, diagnóstico urbanístico e articulação com cartórios de registro de imóveis.

 

Para os moradores, o momento foi de emoção e realização. A aposentada Cléoneide Gonçalves Menezes aguardou 26 anos pela regularização e relembrou as dificuldades enfrentadas ao longo desse período. “Eu já não tinha mais tanta esperança nisso. A partir desse momento, que a atual gestão se movimentou e trabalhou para isso, comecei a ter mais confiança e hoje possuo o documento da minha casa. Agora, só temos a agradecer a Deus e à Prefeitura, que entregou as escrituras. O sentimento é de muita alegria. Estou muito feliz”, disse.

 

Outra beneficiada, Fabiana, também celebrou a conquista. Moradora do local desde a infância, ela destacou que a escritura representa a realização de um sonho antigo. “Esperei muito por isso. Moro aqui desde pequena, e hoje, quase 40 anos depois, ver tudo regularizado é uma felicidade imensa”, afirmou.

 

Um dos moradores mais antigos da comunidade, o comerciante Manuel dos Santos vive na região desde o início de sua ocupação e já não acreditava na concretização desse direito. Ele relata que “não tinha mais esperança de que essa oportunidade surgisse, mas a Prefeitura nos proporcionou esse direito. Já foram muitas promessas, mas que agora se consolidou. É real. Estou grato e realizado por esse benefício concedido”.

 

Fabíola dos Santos mora na comunidade há nove anos. Para ela, é muito gratificante ter esse direito garantido, o que gera sentimento de pertencimento. “Sinto muita alegria. O reconhecimento da gestão municipal aos moradores, transformando o que antes era uma ocupação em um loteamento, um residencial, demonstra respeito à nossa comunidade. É uma demonstração de cuidado e atenção. Sem dúvidas isso é um mérito da Prefeitura e a realização de um sonho para nós. É um documento que, de fato, me garante a propriedade do imóvel. Agora tenho como comprovar a posse. Graças a essa ação, o imóvel é meu”, enfatiza.

Entre os contemplados, Edson Oliveira relembrou sua trajetória desde a chegada à região, no início dos anos 1991, destacando a luta coletiva da comunidade até a conquista do documento definitivo. “Quando cheguei aqui, foi um momento de grande alegria. Juntei-me aos colegas que já residiam aqui e passei muitas tardes de lazer, contemplando a beleza do Rio Poxim. Essa experiência me despertou o desejo de fixar residência, não apenas desfrutar de tardes esporádicas. Lutamos arduamente por isso. Não imaginei, ou talvez sonhasse utopicamente, que um dia teríamos um documento que nos reconhecesse e nos desse posse, cumprindo todas as leis municipais”.

Ainda de acordo com o morador, o sentimento por receber o título regularizado é a materialização de algo que parecia inatingível. “Esse sentimento é, por vezes, indescritível. Quando isso começou a ser cogitado, pensei que jamais se concretizaria. Foi preciso a visão das pessoas que estão aqui hoje, que tomaram a atitude de forma íntegra e ética. E aqui, no coração da capital sergipana, temos agora um documento sagrado, que declara, com todas as letras e medidas, que somos proprietários deste pequeno recanto”, ressalta Edson.

 

Programa Escritura na Mão

 

O Programa Escritura na Mão é uma política pública de Regularização Fundiária Urbana do Município, que garante segurança jurídica, dignidade e cidadania às famílias que vivem em seus imóveis há anos, mas ainda não possuem a titularidade formal registrada.

 

A iniciativa está alinhada à Lei Federal nº 13.465/2017, ao Decreto Federal nº 9.310/2018 e à Lei Municipal nº 6.056/2024, e tem como objetivo promover a regularização jurídica, urbanística e social dos núcleos urbanos consolidados, assegurando o direito à moradia e fortalecendo o desenvolvimento urbano planejado, com a titularidade definitiva dos imóveis.

 

O Escritura na Mão também visa transformar a realidade de milhares de famílias e proporciona segurança jurídica, valorização imobiliária, acesso facilitado a serviços públicos e inclusão em políticas sociais. Seu trabalho é realizado de forma integrada, por meio de levantamento social, análise jurídica, diagnóstico urbanístico e articulação com cartórios, garantindo que o processo seja conduzido com rigor técnico e responsabilidade social.

You Might Also Like

SSP lança 5ª edição da campanha “Se Avexe Não” durante a apresentação do plano operacional dos festejos juninos no estado de Sergipe
Conselho do FGTS aprova Faixa 4 do Minha Casa, Minha Vida
Influenza: Campanha já vacinou 24,2 mil pessoas do grupo prioritário
Seduc lança plantão de dúvidas sobre o Novo Ensino Médio
HU de Sergipe realiza primeiro transplante de rim de doador falecido
Compartilhe esta notícia
Facebook Whatsapp Whatsapp Copy Link Print
Notícia anterior Governo do Estado participa de entrega de trecho da BR-101 e autorização de novas obras para Sergipe
Próxima Notícia PROPRIETÁRIOS DE VEÍCULOS DEVEM FICAR ATENTOS AO PRAZO PARA SOLICITAR A RENOVAÇÃO DE ISENÇÃO DO IPVA

Mais lidas

A cada 100 mortos pela polícia em 2022, 65 eram negros, mostra estudo
Destaques
Mundo vive turbulência econômica que vai piorar, diz ministro
Brasil
Início de ano: saiba como preparar o orçamento para as contas
Sergipe
Justiça Federal define a data de Júri Popular dos ex-PRFs acusados de envolvimento na morte de Genivaldo Santos em Umbaúba
Sergipe
- Anúncio-
Ad image
- Anúncio-

Você também pode gostar

Sergipe

Alese realizará Sessão Extraordinária na próxima segunda-feira, 26

1 Min Leitura
Sergipe

Potencial turístico de Canindé de São Francisco é tema de audiência pública

4 Min Leitura
Sergipe

MPF e MPE articulam eventos em comemoração ao Dia Mundial da África

6 Min Leitura
Sergipe

GTA resgata vítima que se acidentou durante trilha na Serra de Itabaiana

2 Min Leitura
Anterior Próximo

Em Debate – programa apresentado pelo jornalista Messias Carvalho. Entrevistas, análises e debates sobre os principais temas da atualidade.

Acesso Rápido

  • Home
  • Geral
  • Sergipe
  • Brasil
  • Mundo
  • Economia
  • Política

Fale com a Redação

  • (79) 98131-6272
  • messias@sergipeemdebate.com.br
© Copyright 2025. Todos os Direitos Reservados - Feito com ❤ por R2 Sites
imunify-bot-check