By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Sergipe Em DebateSergipe Em DebateSergipe Em Debate
  • Home
  • Notícias
  • Sergipe
  • Brasil
  • Mundo
  • Economia
  • Política
  • Colunas
Reading: Ônibus personalizado circula com campanhas de prevenção do Outubro Rosa e Novembro Azul
Compartilhar
Font ResizerAa
Font ResizerAa
Sergipe Em DebateSergipe Em Debate
  • Home
  • Notícias
  • Sergipe
  • Brasil
  • Mundo
  • Economia
  • Política
  • Colunas
  • Home
  • Notícias
  • Sergipe
  • Brasil
  • Mundo
  • Economia
  • Política
  • Colunas
Siga-nos
Home » Blog » Ônibus personalizado circula com campanhas de prevenção do Outubro Rosa e Novembro Azul
Destaques

Ônibus personalizado circula com campanhas de prevenção do Outubro Rosa e Novembro Azul

Redação SeD
Última atualização: 8 de outubro de 2025 16:52
Redação SeD
Compartilhar
Compartilhar

Na manhã desta quarta-feira (8), o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp) e o Sest Senat lançaram os ônibus temáticos das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul. A ação, realizada em parceria com a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros de Alagoas e Sergipe (Fetralse), o Programa Ambiental Despoluir e a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Superintendência de Transportes e Trânsito (SMTT), leva de forma itinerante pela Grande Aracaju o alerta sobre a importância do cuidado com a saúde.

 

O ato simbólico, realizado em frente ao Sest Senat, marcou a entrega oficial de dois veículos adesivados com a mensagem de conscientização, que integram a frota até o final de novembro. A iniciativa reforça o compromisso do setor de transporte com a valorização da vida, ampliando a divulgação sobre a importância dos exames preventivos na luta contra o câncer de mama e de próstata, simultaneamente.

 

O diretor do Sest Senat, Gerson Santos, pontua que “em Sergipe , o Sistema Transporte, por meio da instituição e do Setransp, promoverá diversas ações voltadas à divulgação de informações preventivas e à valorização do cuidado com a saúde. Além dos ônibus caracterizados com as campanhas, buscamos oferecer suporte emocional e incentivar as mulheres do setor a realizarem os exames preventivos, reforçando que o diagnóstico precoce é fundamental, especialmente porque a doença, em sua fase inicial, é assintomática”.

 

A psicóloga clínica do Sest Senat, Geovania Pereira, acrescenta que “nós reforçamos diariamente a importância do cuidado com a saúde da mulher, incentivando a realização da mamografia e do autoexame. O câncer de mama tem cura, e o diagnóstico precoce aumenta as chances de sucesso no tratamento. Nesse processo, o apoio psicológico, emocional e familiar faz toda a diferença. O Sest Senat oferece suporte psicológico não só aos colaboradores do setor, mas também à sociedade, porque conscientizar e cuidar é um compromisso nosso para o ano todo, não apenas em outubro”.

 

Sobre o Novembro Azul, a profissional diz que “hoje já percebemos que o medo dos homens em buscar ajuda e realizar exames preventivos vem sendo desmistificado. Quando recebo pacientes com esse receio, realizamos todo um acompanhamento e incentivo para que enfrentem a prevenção sem medo. Já atendi muitos homens diagnosticados precocemente que, graças ao tratamento, hoje levam uma vida normal. Por isso, homens, se cuidem”.

 

Outubro Rosa

 

O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o diagnóstico precoce do câncer de mama. A iniciativa foi criada em 1990, quando o laço cor-de-rosa, símbolo da prevenção da doença, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente

 

De acordo com o relatório “Controle do Câncer de Mama no Brasil: Dados e Números 2025”, divulgado no início deste mês pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), o tumor maligno de mama é o tipo mais comum entre as mulheres brasileiras, depois do de pele não melanoma, e também representa a principal causa de morte feminina por neoplasia.

 

Ainda segundo o estudo, em 2023, o Nordeste registrou 4,5 mil mortes por câncer de mama. Sergipe apresentou o menor número de casos da região, com 189 registros, enquanto a Bahia concentrou o maior, com 1.218. Mesmo com um quantitativo inferior em relação a outros estados, o alerta permanece: o diagnóstico célere continua sendo o melhor caminho para a cura.

 

Rose Santos, passageira do transporte público da Grande Aracaju, destacou a importância do alerta veiculado nos ônibus. “Eu acho essa iniciativa muito importante, porque ajuda com a prevenção tanto do câncer de mama quanto do câncer de próstata, trazendo uma conscientização importante para o cuidado da saúde de modo geral. Eu apoio totalmente essa ação, porque ela incentiva a população a se cuidar cada vez mais.”

Fonte: Juliana Melo/ assessoria Setransp
Foto: Sest Senat

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

You Might Also Like

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 35 milhões
Fachin rebate relatório de comitê dos EUA sobre liberdade de expressão
Operação conjunta desarticula grupo suspeito de furtos de celulares durante a Festa dos Caminhoneiros
Aneel mantém bandeira para vermelha 1 na conta de luz em novembro
Governo de Sergipe vai criar programa de acolhimento a órfãos da Covid-19
Compartilhe esta notícia
Facebook Whatsapp Whatsapp Copy Link Print
Notícia anterior Auxílio emergencial: 177 mil famílias devem devolver valores indevidos
Próxima Notícia Secretaria da Educação diversifica ações para 3ª edição “Tamo Junto Aracaju”

Mais lidas

A cada 100 mortos pela polícia em 2022, 65 eram negros, mostra estudo
Destaques
Mundo vive turbulência econômica que vai piorar, diz ministro
Brasil
Início de ano: saiba como preparar o orçamento para as contas
Sergipe
Justiça Federal define a data de Júri Popular dos ex-PRFs acusados de envolvimento na morte de Genivaldo Santos em Umbaúba
Sergipe
- Anúncio-
Ad image
- Anúncio-

Você também pode gostar

DestaquesSergipe

Clima chuvoso ameniza temperatura em todas as regiões do estado

2 Min Leitura
Destaques

Relatório da CPMI do INSS pede indiciamento de 216 pessoas

6 Min Leitura
Destaques

Rinovírus e Vírus Sincicial Respiratório são os mais registrados em Sergipe

3 Min Leitura
Destaques

Matheus Pereira decide e Cruzeiro estreia da Libertadores com vitória

2 Min Leitura
Anterior Próximo

Em Debate – programa apresentado pelo jornalista Messias Carvalho. Entrevistas, análises e debates sobre os principais temas da atualidade.

Acesso Rápido

  • Home
  • Geral
  • Sergipe
  • Brasil
  • Mundo
  • Economia
  • Política

Fale com a Redação

  • (79) 98131-6272
  • messias@sergipeemdebate.com.br
© Copyright 2025. Todos os Direitos Reservados - Feito com ❤ por R2 Sites
imunify-bot-check