Para ampliar capacidade de internamento, a Prefeitura de Aracaju está instalando 20 novos leitos de enfermaria
Publicado em 13 de março de 2021
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), está finalizando a instalação de 20 novos leitos de enfermaria, para atendimento de pacientes infectados pelo novo coronavírus, no Centro de Apoio Psicossocial (Caps) Jael Patrício de Lima, no bairro Dom Luciano. A previsão de disponibilização destes leitos à população ocorra a partir do início da próxima semana.
Os novos leitos serão destinados aos pacientes com menor gravidade e, de acordo com a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, a abertura destes foi adotada para reforçar a rede de saúde municipal diante do crescimento de casos e de internações na capital.
“A ampliação de leitos é uma ferramenta a mais para a assistência, mas precisamos contar com o apoio da população no uso de máscara e do álcool em gel, e no distanciamento social. Nosso intuito é ampliar o suporte à população com mais opções de leitos contra a covid-19. É uma medida preventiva, como sempre fizemos, desde a primeira onda. Temos o cuidado de tentar disponibilizar um maior número de leitos possível, para que a nossa população não enfrente filas de espera para atendimento”, explica a secretária.
Segundo a coordenadora de Infraestrutura da SMS, Carla Christine Santos, foi realizada no Caps Jael a revisão da cobertura, das esquadrias e das redes elétrica e hidrossanitária. Estão sendo instaladas, na sexta-feira (12), as redes de gases medicinais.
“O Caps Jael Patrício está sendo todo estruturado para receber, da melhor maneira, tanto profissionais quanto pacientes, com sala de recepção, enfermarias, farmácia, banheiros, vestiários e sala de repouso para os profissionais. De modo que toda a assistência será assegurada aos pacientes que demandarem atendimento”, enfatiza.
Ao todo, a Prefeitura vai disponibilizar 93 leitos de retaguarda: 20 leitos do Caps Jael; 24 leitos no Hospital Fernando Franco; 30 leitos no Hospital Nestor Piva; e 19 leitos no Hospital São José.
Fonte: Prefeitura de Aracaju