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13 DE NOVEMBRO DE 2024

  • Aracaju

A Prefeitura de Aracaju iniciou a oferta do serviço de emissão de carteira de identidade na Unidade de Qualificação Profissional (UQP) da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) no bairro Santos Dumont. Este novo serviço disponibilizado pela Fundat foi viabilizado a partir do Termo de Cooperação Técnica firmado entre o Município e o Governo do Estado.

Com a oferta deste serviço, a Prefeitura objetiva proporcionar maior comodidade à população, sobretudo às pessoas incluídas no cadastro único do governo federal, que necessitam emitir o RG de forma gratuita, como é o caso da estudante Vitória Nascimento, de 19 anos, que fez o agendamento para tirar a segunda via do documento na Fundat.

“Precisei emitir outra carteira de identidade porque a que eu possuo tirei quando era criança, ou seja, está vencida. Como esse documento é necessário para tudo, achei muito importante a Fundat ofertar este serviço perto da minha casa”, conta Vitória.

Já no primeiro dia de atendimento, houve uma intensa procura pelo serviço com cidadãos agendados sendo atendidos para emitir a carteira de identidade. Para a presidente da Fundat, Edivaneide Lima, essa parceria com a SSP “foi essencial para executarmos a emissão do RG com maestria”.

“Ainda estamos nos ajustando para aprimorar o serviço e levar aos cidadãos que necessitam. Nesse sentido, já estamos avançando, pois ele está sendo realizado com sucesso. O nosso objetivo é esse: prosseguir sempre aperfeiçoando os nossos serviços para a população”, afirma Edivaneide.

Segundo a auxiliar de classe Edjalma Alves, 34, esse serviço é muito necessário para as pessoas que residem no bairro. “É importante ter o serviço disponível para a comunidade porque muitos não têm como se locomover para outro local por questões financeiras. Por ser próximo da minha residência, é mais fácil para vir até aqui, principalmente com crianças, que é o meu caso, que vim emitir o RG dos meus dois filhos,” relata Edjalma.

O músico Erinaldo dos Santos, 48, acompanhou o filho Kauã, de 12 anos, para realizar o procedimento de emissão. “É uma benfeitoria ter colocado esse serviço praticamente do lado de casa, assim não preciso gastar dinheiro com passagem para ir em outro local mais distante daqui. O atendimento está de parabéns, pois todos da UQP foram atenciosos comigo”, declara Erinaldo.

Agendamento do serviço
É importante ressaltar que emissão de 1ª e 2ª vias na Fundat é destinada somente aos cidadãos incluídos no Cadastro Único. Na Fundat, a emissão da 2ª via também é realizada para as vítimas dos crimes de furto e roubo no território sergipano em menos de 30 dias do ocorrido.

O agendamento na UQP Maria Emília dos Santos (Dona Bibi), no bairro Santos Dumont, e na UQP Santa Maria é das 7h às 15h e o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Já na sede da Fundat, o agendamento funciona das 7h às 16h e o horário de atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 17h.

Para melhor organização do serviço, serão emitidas 18 carteiras de identidade por dia, sendo nove de 1ª via e nove de 2ª via. Porém, na sede, serão emitidas 20 carteiras de identidade por dia, sendo dez 1ª de via e dez de 2ª via.

Para realizar o agendamento, o cidadão precisa acessar o link a seguir seplog.aracaju.se.gov.br, que está disponível também na Bio do perfil do instagram da Fundat – @fundataracaju. Após o agendamento, o cidadão deve comparecer no dia e horário marcado para emitir o RG.
Fonte: Prefeitura de Aracaju

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