By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Sergipe Em DebateSergipe Em DebateSergipe Em Debate
  • Home
  • Notícias
  • Sergipe
  • Brasil
  • Mundo
  • Economia
  • Política
  • Colunas
Reading: Projeto apoiado pela Fapitec desenvolve veículo elétrico de mobilidade urbana
Compartilhar
Font ResizerAa
Font ResizerAa
Sergipe Em DebateSergipe Em Debate
  • Home
  • Notícias
  • Sergipe
  • Brasil
  • Mundo
  • Economia
  • Política
  • Colunas
  • Home
  • Notícias
  • Sergipe
  • Brasil
  • Mundo
  • Economia
  • Política
  • Colunas
Siga-nos
Home » Blog » Projeto apoiado pela Fapitec desenvolve veículo elétrico de mobilidade urbana
Sergipe

Projeto apoiado pela Fapitec desenvolve veículo elétrico de mobilidade urbana

Redação SeD
Última atualização: 26 de outubro de 2021 22:30
Redação SeD
Compartilhar
Compartilhar

Um projeto sergipano está desenvolvendo um veículo elétrico para uso urbano, como alternativa acessível de locomoção. Com características inovadoras no mercado nacional, a proposta é uma das contempladas do Programa Centelha, edital conduzido pelo Governo do Estado por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec).
O projeto consiste no desenvolvimento de um ciclo-elétrico de fabricação artesanal, utilizando componentes de uma bicicleta em um veículo de propulsão 100% elétrica. Entre os benefícios, destacam-se a manutenção simples e barata, a construção robusta e a resistência à corrosão comum em áreas litorâneas. Além disso, o projeto propicia autonomia para atender a quem precisa se locomover na cidade de forma barata.
“É a união das vantagens dos dois mundos: a manutenção de uma bike e a agilidade de uma motocicleta. Ao mesmo tempo, é um veículo de baixa potência, tornando desnecessário o emplacamento. É uma alternativa que não transfere esforço algum para o condutor, com autonomia suficiente para um dia inteiro de uso com apenas uma recarga da bateria”, explica o coordenador do projeto, Murilo da Silva.
Ainda segundo o coordenador, a ideia surgiu através da união de duas paixões. “Eu sempre gostei muito de eletrônica, desde criança, e também de bikes. Quando estava cursando eletrotécnica no Instituto Federal de Sergipe (IFS), acabei gostando de um dos temas das aulas, que era o funcionamento da corrente alternada trifásica. Isso me inspirou a montar circuitos relacionados ao controle de potência para motores trifásicos, e com isso veio a possibilidade da aplicação em motores para veículos elétricos”, conta.
No momento, já existe um protótipo em testes, que está sendo aprimorado pela equipe. Também está em desenvolvimento um novo método de fabricação para transformar o processo de produção, que hoje é manual, em automatizado. Para isso, deverão ser utilizados equipamentos CNC (Controle Numérico Computorizado), para que a fabricação seja mais eficiente.
O coordenador também salienta a relevância do suporte da Fapitec e do Governo de Sergipe na viabilização do projeto. “O incentivo do Governo é de extrema importância para que projetos como este possam sair da ideia e do papel e se tornar realidade”, pontua.
Com o objetivo de estimular o empreendedorismo inovador para o desenvolvimento de produtos, o Programa Centelha vem apostando no apoio à geração de empresas de base tecnológica. A partir da transformação de ideias inovadoras em empreendimentos, o programa visa a incorporação de novas tecnologias aos setores econômicos estratégicos do estado de Sergipe. Através do Centelha, R$ 1,2 milhão em incentivos foi destinado a mais de 20 empresas sergipanas. O mesmo montante será reservado à segunda edição do programa, cujo lançamento acontece ainda em 2021.
Fonte: Governo do Estado

You Might Also Like

Manutenção dos Direitos da Pessoa com Epilepsia passa pela conscientização
“SERGIPE É AQUI” ALCANÇA MAIS DE 50% DOS MUNICÍPIOS CONTEMPLADOS E CHEGA À 40ª EDIÇÃO EM PIRAMBU
GRANDES NOMES SERGIPANOS ANIMAM PÚBLICO DO ARRAIÁ DO POVO NA SEGUNDA TERÇA DO ARROCHA DE 2026
Energisa registrou 243 ocorrências de colisão em postes no ano de 2025
Com alta 39%, Sergipe lidera crescimento na economia criativa do país
TAGSfapitecgoverno do estadomobilidade urbanaprograma centelhaprojetoveiculo eletrico
Compartilhe esta notícia
Facebook Whatsapp Whatsapp Copy Link Print
Notícia anterior Prefeito Edvaldo visita Masdar, cidade tecnológica nos Emirados Árabes
Próxima Notícia Prefeitura de Estância lança livro ‘Estância Secular’ do pesquisador Acrísio Gonçalves

Mais lidas

A cada 100 mortos pela polícia em 2022, 65 eram negros, mostra estudo
Destaques
Mundo vive turbulência econômica que vai piorar, diz ministro
Brasil
Início de ano: saiba como preparar o orçamento para as contas
Sergipe
Justiça Federal define a data de Júri Popular dos ex-PRFs acusados de envolvimento na morte de Genivaldo Santos em Umbaúba
Sergipe
- Anúncio-
Ad image
- Anúncio-

Você também pode gostar

Sergipe

Defensoria informa que atendimento será realizado somente por telefone até dia 21 de março

2 Min Leitura
Sergipe

GOVERNO DO ESTADO ENTREGA 76ª OBRA DA EDUCAÇÃO COM REFORMA E AMPLIAÇÃO DO COLÉGIO IVO DO PRADO

12 Min Leitura
Sergipe

GOVERNO DISPONIBILIZA CARTEIRA DE IDENTIDADE PARA BEBÊS QUE NASCEM NA MATERNIDADE NOSSA SENHORA DE LOURDES

6 Min Leitura
Sergipe

Defesa Civil emite alerta de chuvas moderadas para as próximas 48 horas

2 Min Leitura
Anterior Próximo

Em Debate – programa apresentado pelo jornalista Messias Carvalho. Entrevistas, análises e debates sobre os principais temas da atualidade.

Acesso Rápido

  • Home
  • Geral
  • Sergipe
  • Brasil
  • Mundo
  • Economia
  • Política

Fale com a Redação

  • (79) 98131-6272
  • messias@sergipeemdebate.com.br
© Copyright 2025. Todos os Direitos Reservados - Feito com ❤ por R2 Sites