By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Sergipe Em DebateSergipe Em DebateSergipe Em Debate
  • Home
  • Notícias
  • Sergipe
  • Brasil
  • Mundo
  • Economia
  • Política
  • Colunas
Reading: PREFEITURA DE ARACAJU ENTREGA MAIS DE 300 TÍTULOS DE PROPRIEDADE A MORADORES DO LOTEAMENTO PANTANAL
Compartilhar
Font ResizerAa
Font ResizerAa
Sergipe Em DebateSergipe Em Debate
  • Home
  • Notícias
  • Sergipe
  • Brasil
  • Mundo
  • Economia
  • Política
  • Colunas
  • Home
  • Notícias
  • Sergipe
  • Brasil
  • Mundo
  • Economia
  • Política
  • Colunas
Siga-nos
Home » Blog » PREFEITURA DE ARACAJU ENTREGA MAIS DE 300 TÍTULOS DE PROPRIEDADE A MORADORES DO LOTEAMENTO PANTANAL
Sergipe

PREFEITURA DE ARACAJU ENTREGA MAIS DE 300 TÍTULOS DE PROPRIEDADE A MORADORES DO LOTEAMENTO PANTANAL

Redação SeD
Última atualização: 9 de abril de 2026 19:16
Redação SeD
Compartilhar
Compartilhar

A Prefeitura de Aracaju realizou a entrega de 315 títulos de propriedade a moradores do loteamento Pantanal, no bairro Inácio Barbosa. A ação faz parte do programa Escritura na Mão, vinculado ao Programa Municipal de Regularização Fundiária Urbana (Reurb), e representa um avanço significativo nas políticas habitacionais do município.

 

A iniciativa transforma a realidade de famílias que aguardavam há anos pela formalização de seus imóveis. Com a titularidade registrada em cartório, os moradores passam a ter mais segurança jurídica, dignidade habitacional e acesso a direitos básicos, consolidando o direito à moradia e promovendo inclusão social.

 

Lançado em dezembro de 2025, o programa prevê beneficiar, ao todo, 6.802 famílias em diversos bairros da capital. A execução é coordenada pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seminfra) e envolve um trabalho integrado que inclui levantamento social, análise jurídica, diagnóstico urbanístico e articulação com cartórios de registro de imóveis.

 

Para os moradores, o momento foi de emoção e realização. A aposentada Cléoneide Gonçalves Menezes aguardou 26 anos pela regularização e relembrou as dificuldades enfrentadas ao longo desse período. “Eu já não tinha mais tanta esperança nisso. A partir desse momento, que a atual gestão se movimentou e trabalhou para isso, comecei a ter mais confiança e hoje possuo o documento da minha casa. Agora, só temos a agradecer a Deus e à Prefeitura, que entregou as escrituras. O sentimento é de muita alegria. Estou muito feliz”, disse.

 

Outra beneficiada, Fabiana, também celebrou a conquista. Moradora do local desde a infância, ela destacou que a escritura representa a realização de um sonho antigo. “Esperei muito por isso. Moro aqui desde pequena, e hoje, quase 40 anos depois, ver tudo regularizado é uma felicidade imensa”, afirmou.

 

Um dos moradores mais antigos da comunidade, o comerciante Manuel dos Santos vive na região desde o início de sua ocupação e já não acreditava na concretização desse direito. Ele relata que “não tinha mais esperança de que essa oportunidade surgisse, mas a Prefeitura nos proporcionou esse direito. Já foram muitas promessas, mas que agora se consolidou. É real. Estou grato e realizado por esse benefício concedido”.

 

Fabíola dos Santos mora na comunidade há nove anos. Para ela, é muito gratificante ter esse direito garantido, o que gera sentimento de pertencimento. “Sinto muita alegria. O reconhecimento da gestão municipal aos moradores, transformando o que antes era uma ocupação em um loteamento, um residencial, demonstra respeito à nossa comunidade. É uma demonstração de cuidado e atenção. Sem dúvidas isso é um mérito da Prefeitura e a realização de um sonho para nós. É um documento que, de fato, me garante a propriedade do imóvel. Agora tenho como comprovar a posse. Graças a essa ação, o imóvel é meu”, enfatiza.

Entre os contemplados, Edson Oliveira relembrou sua trajetória desde a chegada à região, no início dos anos 1991, destacando a luta coletiva da comunidade até a conquista do documento definitivo. “Quando cheguei aqui, foi um momento de grande alegria. Juntei-me aos colegas que já residiam aqui e passei muitas tardes de lazer, contemplando a beleza do Rio Poxim. Essa experiência me despertou o desejo de fixar residência, não apenas desfrutar de tardes esporádicas. Lutamos arduamente por isso. Não imaginei, ou talvez sonhasse utopicamente, que um dia teríamos um documento que nos reconhecesse e nos desse posse, cumprindo todas as leis municipais”.

Ainda de acordo com o morador, o sentimento por receber o título regularizado é a materialização de algo que parecia inatingível. “Esse sentimento é, por vezes, indescritível. Quando isso começou a ser cogitado, pensei que jamais se concretizaria. Foi preciso a visão das pessoas que estão aqui hoje, que tomaram a atitude de forma íntegra e ética. E aqui, no coração da capital sergipana, temos agora um documento sagrado, que declara, com todas as letras e medidas, que somos proprietários deste pequeno recanto”, ressalta Edson.

 

Programa Escritura na Mão

 

O Programa Escritura na Mão é uma política pública de Regularização Fundiária Urbana do Município, que garante segurança jurídica, dignidade e cidadania às famílias que vivem em seus imóveis há anos, mas ainda não possuem a titularidade formal registrada.

 

A iniciativa está alinhada à Lei Federal nº 13.465/2017, ao Decreto Federal nº 9.310/2018 e à Lei Municipal nº 6.056/2024, e tem como objetivo promover a regularização jurídica, urbanística e social dos núcleos urbanos consolidados, assegurando o direito à moradia e fortalecendo o desenvolvimento urbano planejado, com a titularidade definitiva dos imóveis.

 

O Escritura na Mão também visa transformar a realidade de milhares de famílias e proporciona segurança jurídica, valorização imobiliária, acesso facilitado a serviços públicos e inclusão em políticas sociais. Seu trabalho é realizado de forma integrada, por meio de levantamento social, análise jurídica, diagnóstico urbanístico e articulação com cartórios, garantindo que o processo seja conduzido com rigor técnico e responsabilidade social.

You Might Also Like

Homem é preso suspeito de tentar violentar a própria filha em motel
Hemose convoca doadores para restaurar estoques sanguíneos
Duas mortes em rodovias estaduais são registradas em Operação Semana Santa
IPTU 2025: Cota única e primeira parcela vencem nesta quarta-feira
Sergipe registrou 5.713 requerimentos ao Seguro-Desemprego em março
Compartilhe esta notícia
Facebook Whatsapp Whatsapp Copy Link Print
Notícia anterior Governo do Estado participa de entrega de trecho da BR-101 e autorização de novas obras para Sergipe
Próxima Notícia PROPRIETÁRIOS DE VEÍCULOS DEVEM FICAR ATENTOS AO PRAZO PARA SOLICITAR A RENOVAÇÃO DE ISENÇÃO DO IPVA

Mais lidas

A cada 100 mortos pela polícia em 2022, 65 eram negros, mostra estudo
Destaques
Mundo vive turbulência econômica que vai piorar, diz ministro
Brasil
Início de ano: saiba como preparar o orçamento para as contas
Sergipe
Justiça Federal define a data de Júri Popular dos ex-PRFs acusados de envolvimento na morte de Genivaldo Santos em Umbaúba
Sergipe
- Anúncio-
Ad image
- Anúncio-

Você também pode gostar

Sergipe

PREFEITURA DE ARACAJU CELEBRA O NATAL COM AÇÕES QUE APROXIMAM AS PESSOAS E FORTALECEM A CIDADE

8 Min Leitura
Sergipe

PARCERIA ENTRE GOVERNO DO ESTADO E PREFEITURA DE POÇO VERDE REVITALIZOU 6 POÇOS E DESSALINIZADOR NO MUNICÍPIO

6 Min Leitura
Sergipe

Sergipe registra 14 novos casos de Covid-19 e um óbito nesta sexta-feira

1 Min Leitura
Sergipe

Polícia Civil ativa Delegacias Plantonistas dentro da Operação Eleições 2024

5 Min Leitura
Anterior Próximo

Em Debate – programa apresentado pelo jornalista Messias Carvalho. Entrevistas, análises e debates sobre os principais temas da atualidade.

Acesso Rápido

  • Home
  • Geral
  • Sergipe
  • Brasil
  • Mundo
  • Economia
  • Política

Fale com a Redação

  • (79) 98131-6272
  • messias@sergipeemdebate.com.br
© Copyright 2025. Todos os Direitos Reservados - Feito com ❤ por R2 Sites
imunify-bot-check